Navigation path

Preciso de visto de curta duração?

Se está a planear uma visita de curta duração, até três meses por cada seis meses, em qualquer país da UE, poderá necessitar de um visto, em função da sua nacionalidade e das normas do país para o qual deseja viajar. Cidadãos de determinados países que viajam para a UE por um período de curta duração podem beneficiar de regras especiais, ou procedimentos rápidos, ou podem mesmo não necessitar de visto.

Nestas páginas, encontrará informações sobre a zona de livre circulação da Europa, o espaço Schengen, sobre se necessita de um visto Schengen para entrar neste espaço e, se for o caso, indicações de como obter um destes vistos. Encontrará igualmente informações sobre o visto de curta duração nos países da UE que não pertencem ao espaço Schengen.
Ler mais sobre:
O Espaço Schengen

O que é o Espaço Schengen?

O Espaço Schengen inclui 26 países europeus que decidiram remover todos os controlos nas fronteiras internas, o que significa que os cidadãos podem deslocar-se livremente naquele espaço sem terem de mostar os seus passaportes. Este Espaço tem o nome da cidade de Schengen, no Luxemburgo, onde foi assinado o acordo que criou o espaço europeu sem fronteiras.

Os países do espaço Schengen têm rigorosos controlos de fronteiras para os cidadãos que atravessam as fronteiras externas daquele espaço.

Que países pertencem ao espaço Schengen?

Os 26 países do espaço Schengen incluem 22 dos 28 países da UE, bem como 4 países que não pertencem à UE.

Países do Espaço Schengen:
Áustria
Bélgica
República Checa
Dinamarca
Estónia
Finlândia
França
Alemanha
Grécia
Hungria
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Países Baixos
Noruega
Polónia
Portugal
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Suécia
Suíça

Estadas de curta duração nos países da UE fora do espaço Schengen

Quais são os países da UE que estão fora do espaço Schengen?

A Bulgária, Roménia, Chipre, Irlanda, o Reino Unido e a Croácia estão fora do espaço Schengen. Estes seis países têm as suas próprias regras de emissão de vistos de curta duração.

Como obtenho um visto de curta duração para qualquer destes seis países?

Para informações sobre como obter um visto de curta duração para qualquer destes seis países, escolha neste mapa o país que pretende visitar.
O visto de curta duração Schengen

O que é o Visto Schengen?

O Visto Schengen é um visto de curta duração emitido por todos os países do espaço Schengen.

O que me permite o visto Schengen?

Com um visto Schengen pode viajar para um ou todos os 26 países do espaço Schengen, pelo período de validade do seu visto, num máximo de três meses por cada período de seis meses. Não é necessário um visto para cada um dos países e não é necessário mostrar o passaporte ao passar a fronteira entre países do espaço Schengen. Todavia, nas fronteiras externas – fronteiras com países que não pertencem ao espaço Schengen – todos os documentos de viagem são cuidadosamente verificados.

Outras condições de entrada no espaço Schengen:

  • Terá de estar em condições de explicar os motivos porque deseja viajar para o espaço Schengen e comprovar as condições da sua estada. Deverá igualmente estar em condições de demonstrar que possui meios financeiros suficientes para a duração da estada e o seu regresso
  • Não pode ser considerado uma ameaça para a ordem pública, a segurança interna, a saúde pública ou as relações internacionais dos países do espaço Schengen
  • Não pode ter uma indicação no Sistema de Informação Schengen emitido em seu nome para efeitos de recusa de entrada.
Se possui um título de residência ou um visto de longa duração emitido por um país do espaço Schengen, terá a mesma liberdade de circulação que os titulares de visto Schengen de curta duração.

Se possui um visto Schengen e pretende visitar um dos seis países da UE fora do espaço Schengen (Bulgária, Chipre, Roménia, Irlanda, Reino Unido e Croácia) deverá solicitar um visto para cada um destes países.


Posso sair do espaço Schengen e regressar com o meu visto Schengen?

Por norma, os vistos Schengen são válidos para apenas uma entrada, o que significa que só pode entrar no espaço Schengen uma única vez. Se pretende entrar e sair do espaço Schengen diversas vezes no período de validade do seu visto, deverá requerer um visto Schengen de entradas múltiplas que lhe permitirá entrar diversas vezes durante o seu período de validade.

Qual a duração de um visto Schengen?

Um visto Schengen tem uma duração máxima de três meses por cada período de seis meses. O período específico é indicado na vinheta abaixo do título “duração da visita”. Por norma, a duração da sua visita não pode ser prorrogada.

O que acontece se ultrapassar a duração do meu visto Schengen?

Se ultrapassar o período de validade do seu visto Schengen, estará numa situação irregular e será convidado a abandonar o espaço Schengen.

Como posso obter um visto Schengen?

Antes de sair do seu país deverá requerer um visto Schengen no consulado do país Schengen que pretende visitar. Se pretende visitar vários países do espaço Schengen, deverá requerer o seu visto no país onde irá permanecer mais tempo. No caso de visitas de igual duração, deverá apresentar o seu pedido no consulado do primeiro país do espaço Schengen que pretende visitar. Se o país que pretende visitar não possui uma embaixada ou consulado no seu país de residência, poderá apresentar o seu pedido numa embaixada ou consulado de outro país do espaço Schengen. Para informação sobre as embaixadas ou consulados no seu país de residência, selecione o país de destino neste mapa.

Que documentos devo apresentar com o meu pedido de visto?

Antes de requerer um visto, deverá consultar o sítio na internet, ou o quadro informativo, do Consulado no qual irá apresentar o seu pedido de visto. Para obter um visto Schengen, deverá em geral apresentar:
  • Um formulário devidamente preenchido
  • Custos administrativos (atualmente 60€)
  • Documento de viagem e uma fotografia
  • Documentos relacionados com o objetivo da sua viagem, por exemplo o convite da pessoa que vai visitar, dados da reserva de voo e de hotel ou comprovativo de que está em viagem de negócios
  • Comprovativo de que dispõe de meios financeiros
  • Documentos relativos ao alojamento
  • Seguro de viagem que cubra no mínimo 30 000€, incluindo os custos que terão de ser pagos no caso de ter de regressar ao seu país de origem por doença ou morte. Este seguro deverá ser válido para todo o espaço Schengen e para todo o período da sua permanência.
Países cujos cidadãos estão isentos de visto Schengen

Todos os cidadãos de país terceiro necessitam de um visto Schengen para uma estada de curta duração no espaço Schengen?

Depende da sua nacionalidade. Os países da UE estabeleceram uma lista comum de países cujos cidadãos necessitam de visto para entrar neste espaço, bem com uma lista dos que estão isentos.

Países a cujos nacionais é exigido um visto para entrar no espaço Schengen

Países a cujos nacionais não é exigido um visto para entrar no espaço Schengen

Se não necessito de um visto para entrar no espaço Schengen, quais são os meus direitos?

Os Cidadãos de países que não necessitam de um visto Schengen de curta duração, terão os seus documentos de viagem bem como as suas condições de entrada verificados nas fronteiras externas do espaço Schengen. Uma vez no espaço Schengen, os seus direitos serão os mesmos de um titular de um visto Schengen.
Acordos de facilitação de vistos

Os cidadãos de países que assinaram um acordo de facilitação de vistos com a UE podem ter o seu processo de obtenção de um visto Schengen simplificado. Esta situação a aplica-se aos cidadãos de:
Este regime aplica-se igualmente a cidadãos dos seguintes países caso não possuam um passaporte biométrico: Os cidadãos destes países que possuam um passaporte biométrico não necessitam de visto.

Regras especiais para emissão de vistos podem aplicar-se a:

Informação complementar

Para procedimentos de visto num determinado país UE , selecione o país neste mapa

Mais informação sobre a política de vistos da UE

Políticas que regulam o espaço Schengen e o visto Schengen

Código de fronteiras Schengen

Código de Vistos

Convenção de Aplicação do Acordo de Schengen