Vacinação

Acção da UE

A vacinação, ou seja, a imunização das pessoas contra doenças causadas por vírus ou bactérias, é, sem dúvida, uma das medidas de saúde pública mais eficientes em termos de custos. A vacinação generalizada levou à erradicação da varíola e fez desaparecer a poliomielite na Europa.

Nível nacional

Todos os países da UE recomendam a vacinação contra doenças graves, por vezes, potencialmente mortais. Contudo, algumas vacinas continuam a ser subvalorizadas e pouco utilizadas.

Nível da UE

Para ajudar os países da UE a manter ou aumentar as taxas de vacinação contra doenças que se podem prevenir por vacina, a Comissão está a:

  • apoiar a introdução de vacinas contra o cancro do colo do útero ;
  • promover a vacinação contra a gripe sazonal junto das pessoas que correm o risco de ficar gravemente doentes se apanharem gripe (grupos de risco). A recomendação do Conselho adoptada em 22 de Dezembro de 2009 incita os países da UE a empenharem-se para, no Inverno de 2014/2015, atingirem uma taxa de vacinação anual contra a gripe sazonal de 75 % nos grupos de risco;
  • incentivar os países a garantir que o maior número possível de crianças faz as principais vacinas infantis.

Em 2009, a Comissão ajudou os países da UE a elaborar uma estratégia de vacinação contra a gripe pandémica H1N1  (também conhecida como gripe A).