Vacinação

Vacinação infantil

A vacinação é um modo seguro e económico de proteger as pessoas – especialmente os lactentes e as crianças mais pequenas – de certas doenças infecciosas.
Todos os países da UE têm um plano de vacinação, que indica as vacinas a administrar na infância. Apesar disso, um número significativo de crianças europeias não são vacinadas, ficando assim vulneráveis a doenças potencialmente mortais.

Melhorar as taxas de vacinação infantil na UE

Na sequência do acordo sobre a necessidade de reforçar a vacinação infantil a nível da UE (ver Conclusões do Conselho sobre imunização infantil de 2011), a Comissão, juntamente com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), apoia os países da UE:

  • aconselhando-os sobre as melhores práticas a adotar durante surtos de doenças que se podem prevenir por vacinação
  • financiando projetos  de vacinação no quadro do programa Saúde
  • melhorando os dados para o acompanhamento da cobertura da vacinação (através da rede VENICE)
  • incentivando as associações europeias de profissionais do setor dos cuidados de saúde a sensibilizarem os pais para a importância de vacinarem os filhos
  • facultando informações objetivas e fundamentadas aos profissionais da saúde (por exemplo, relatórios oficiais europeus de avaliação) e ao público em geral (por exemplo, ECDC TV).