VIH/SIDA

Em 2012, foram diagnosticados na Europa e na Ásia Central mais de 131 000 novos casos de infeção por VIH, dos quais 29 000 na União Europeia e no Espaço Económico Europeu. A infeção trata-se já de forma eficaz, mas ainda não se cura nem existe uma vacina preventiva. Por isso, a política da UE centra-se na prevenção e na ajuda às pessoas que vivem com VIH/SIDA.

A intervenção da UE passa pelo reforço da cooperação entre as autoridades nacionais, a sociedade civil e as partes interessadas de toda a Europa.

Medidas de luta contra o VIH/SIDA

A comunicação da Comissão sobre a luta contra o VIH/SIDA na UE e nos países vizinhos de 2009 propõe medidas para reduzir o número de novas infeções e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH/SIDA.

A comunicação também foi traduzida para russo (ver sítio Web da Ação SIDA na Europa).

A UE oferece apoio às autoridades e partes interessadas dos seus países membros e dos países vizinhos para:

  • melhorar o acesso à prevenção, ao tratamento e ao apoio
  • sensibilizar os imigrantes procedentes de países com alta prevalência de VIH
  • melhorar as políticas destinadas aos grupos de população com maior risco

O Plano de Ação de 2014-2016 Traduções da ligação anterior English (en) (prolongamento do Plano de Ação de 2009-2013 Traduções da ligação anterior English (en) ) explica de que forma a UE, a sociedade civil, as organizações internacionais e as partes interessadas poderão concretizar estes objetivos.

Programa de Saúde

As medidas de luta contra o VIH/SIDA são financiadas pelo Programa de Saúde da UE Traduções da ligação anterior български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv) . A Agência de Execução para os Consumidores, a Saúde e a Alimentação (CHAFEA) conta com uma lista exaustiva de projetos contra o VIH/SIDA, financiados desde 2003 Traduções da ligação anterior български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv) .

Vigilância

O relatório sobre a vigilância no quadro do HIV/AIDS na Europa de 2012 Traduções da ligação anterior English (en) é resultado do trabalho de monitorização efetuado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e pela OMS Europa. O ECDC e a Comissão também cooperam em projetos específicos de monitorização, como a aplicação da Declaração de Dublim sobre a luta contra a SIDA na UE e na Ásia Central.

Cooperação

Para colaborar na formulação e aplicação de medidas e consolidar a cooperação entre os países, a sociedade civil e as organizações interessadas, a Comissão criou dois organismos:

  • Grupo de reflexão sobre o VIH/SIDA Traduções da ligação anterior English (en) : fórum de representantes dos países da UE e dos países vizinhos para trocar informações e reforçar a cooperação
  • Fórum da Sociedade Civil sobre o VIH/SIDA Traduções da ligação anterior English (en) : grupo das principais redes e ONG europeias que assessoram o Grupo de Reflexão sobre a formulação e aplicação de medidas

Estes grupos reúnem-se duas vezes por ano.