Grupos da população

Questões de género

Em virtude das diferenças biológicas e sociais, as mulheres e os homens apresentam diferenças a nível dos riscos de saúde, das doenças de que padecem e do acesso aos serviços de saúde.

Na Europa, as mulheres vivem mais tempo do que os homens (82 no caso das mulheres e 76 anos no caso dos homens) mas vivem praticamente o mesmo tempo em boa saúde (63 anos no caso das mulheres e 61 anos no caso dos homens).

Estratégia de saúde da UE

A estratégia de saúde da UE  tem em conta a dimensão do género na política de saúde, bem como a necessidade de eliminar as desigualdades existentes a nível da saúde entre os vários grupos sociais.

Saúde das mulheres

Algumas doenças como o cancro da mama, a osteoporose e as perturbações alimentares são mais comuns nas mulheres. Outras, como a endometriose e o cancro cervical, afectam exclusivamente as mulheres.

O relatório «Dados e informações sobre a saúde das mulheres na União Europeia»  dá uma visão de conjunto das questões relacionadas com a saúde das mulheres.

Saúde dos homens

A incidência e as taxas de mortalidade de determinadas doenças, como o cancro do pulmão ou o cancro do cólon ou do recto, as doenças cardíacas isquémicas ou os acidentes rodoviários, são superiores nos homens. Algumas doenças, como o cancro da próstata, afectam exclusivamente os homens.

Mais informações: relatório A saúde masculina na Europa 

Ver também a versão integral  do relatório e o respectivo folheto 

Saúde perinatal

Dependendo da definição, o período perinatal começa 20 a 28 semanas depois da fertilização do óvulo e termina 1 a 4 semanas após o nascimento. Se as mães ou os bebés tiverem problemas de saúde perinatal  neste período crucial, são necessários conhecimentos altamente especializados

Ver também rastreio pré-natal

Saúde reprodutiva

A saúde reprodutiva  é importante particularmente nos casos de infertilidade. Dado que as pessoas começaram a ter filhos numa idade mais avançada, são cada vez mais necessárias informações sobre os problemas reprodutivos.