Dieta e exercício físico

Panorama

Atualmente, na Europa, seis dos sete principais fatores de risco de morte prematura (pressão arterial alta, excesso de colesterol, índice de massa corporal elevado, consumo insuficiente de fruta e legumes, inatividade física e consumo excessivo de álcool) estão relacionados com hábitos alimentares pouco saudáveis e com a falta de exercício físico.

O crescente fenómeno do excesso de peso e da obesidade em toda a Europa é especialmente preocupante. A Comissão Europeia defende uma abordagem integrada, com o envolvimento das partes interessadas a nível europeu, nacional, regional e local.

Estratégia

A estratégia da Comissão de 2007 em matéria de problemas de saúde ligados à nutrição, ao excesso de peso e à obesidade  visa contribuir para reduzir os riscos associados à má alimentação e à falta de atividade física na União Europeia.

Em 2014, o Grupo de Alto Nível sobre Nutrição e Atividade Física  adotou um plano de ação contra a obesidade infantil  para travar o seu aumento na UE até 2020. Em junho de 2014, o Conselho adotou conclusões sobre nutrição e atividade física. Em setembro de 2015, será lançada uma ação conjunta sobre nutrição e atividade física, na qual participarão 25 países da UE.

Consulte os documentos  mais importantes relacionados com a política europeia no domínio da nutrição e da atividade física.

Coordenação

  • O grupo de alto nível , formado por representantes de todos os Estados-Membros, assegura a partilha rápida de dados e boas práticas, bem como a coordenação de iniciativas nacionais em domínios fundamentais, como a reformulação dos produtos.
  • A plataforma de ação europeia «Dieta e Exercício Físico»  proporciona um espaço para as entidades europeias dispostas a agir para ajudar a conter e inverter as tendências em matéria de excesso de peso e obesidade.

Promoção e apoio

A Comissão financia várias iniciativas que abordam a questão da nutrição e a atividade física através do seu programa de saúde pública .

Além disso, o Parlamento Europeu também atribui verbas para projetos‑piloto , destinados a melhorar a intervenção em matéria de nutrição e de atividade física e a recensear boas práticas que possam ser utilizadas para reproduzir esses projetos noutras cidades ou regiões da Europa.

Informações

Indicadores de saúde sobre a alimentação