Dieta e exercício físico

Grupo de Alto Nível sobre Nutrição e Atividade Física

O Grupo de Alto Nível sobre Nutrição e Atividade Física é constituído por representantes de governos europeus e coordenado pela Comissão Europeia.

Quem são os seus membros?

Representantes dos governos dos 28 Estados-Membros da UE e dos dois países da EFTA (Noruega e Suíça).

Missão

Procura soluções para combater os problemas de saúde associados à obesidade a nível europeu:

  • proporcionando uma visão geral de todas as políticas públicas em matéria de nutrição e atividade física

  • ajudando os governos a partilhar políticas e práticas (por exemplo, redesenhar o meio físico para fomentar o ciclismo e as caminhadas a pé, reformular os produtos alimentares para reduzir o teor de sal, de gorduras e de açúcar, etc.)

  • melhorando as ligações entre os governos e a Plataforma de Ação Europeia Dieta e Exercício Físico , de forma a que se possam determinar e constituir rapidamente as parcerias relevantes entre os setores público e privado.

O Grupo de Alto Nível centrou-se de forma ativa na luta contra a obesidade infantil. Para o efeito, publicou o Plano de ação da UE contra a obesidade infantil para o período 2014-2020 .

Também deu apoio à reformulação  dos produtos manufaturados, sobretudo em matéria de redução do teor de sal, das gorduras saturadas  e dos açúcares adicionados  nesses produtos (panorama de 2015 das iniciativas nacionais dos países da UE sobre determinados nutrientes ).

O Grupo de Alto Nível organiza regularmente reuniões conjuntas com a Plataforma de Ação Europeia Dieta e Exercício Físico.

Quando se reúne?

Pelo menos, três vezes por ano (ver atas das reuniões do Grupo sobre Nutrição ).

O grupo pode também pedir à Comissão que convoque peritos para preparar as suas iniciativas, como, por exemplo, campanhas relacionadas com a reformulação dos produtos alimentares para reduzir o sal , as gorduras e o açúcar.

A ação da UE no domínio da alimentação e da atividade física (vídeo)


Para descarregar o vídeo, clique no botão direito do rato e escolha guardar em formato AVI (.avi) ou em formato Quicktime (.mov).