Boletim sobre a saúde na UE

Nº 91, 31 de Maio de 2012

Neste número


Bem-vindo


Dia Mundial Sem Tabaco – Campanha «Os ex-fumadores são imparáveis»


Por Despina Spanou, Conselheira Principal, Direcção-Geral da Saúde e dos Consumidores, Comissão Europeia



O tabagismo é muitas vezes considerado uma escolha pessoal que não deveria ser regulamentada. Na verdade, o tabaco é um dos quatro fatores de risco causadores de doenças crónicas, que são atualmente responsáveis por 63% das mortes no mundo inteiro. Apesar deste número alarmante, as pessoas continuam a fumar. O Eurobarómetro hoje publicado pela Comissão Europeia revela que quase um terço dos jovens da UE são fumadores. Além disso, uma percentagem esmagadora de 70% dos fumadores e ex-fumadores começou a fumar antes dos 18 anos. É por este motivo que é importante sensibilizar as pessoas desde muito novas e que as campanhas de informação sobre os malefícios do tabaco são um importante elemento da política da Comissão Europeia nesta área.

 

A campanha «Os ex-fumadores são imparáveis» é a iniciativa mais recente da UE destinada a ajudar os fumadores e ex-fumadores a libertar-se deste vício através de uma série de conselhos e ferramentas práticas. Até à data, mais de 300 milhões de europeus tiveram conhecimento desta campanha através da imprensa, da Internet e das redes sociais.

 

A campanha é especialmente dirigida às pessoas entre os 25 e os 35 anos, procurando adaptar-se à sua realidade. Partindo do princípio de que qualquer europeu dessa faixa etária tem conhecimento dos riscos que o fumo acarreta para a saúde, a campanha adota uma abordagem positiva sobre deixar de fumar, explicando as inúmeras vantagens para os jovens que resultam do abandono deste vício e pondo à sua disposição vários instrumentos em ambientes a que estão habituados, nomeadamente, os meios eletrónicos e digitais e as redes sociais.

 

Por exemplo, o iCoach é uma ferramenta prática que foi utilizada até à data por 170 000 europeus. Trata-se de uma ferramenta inovadora, porque se adapta às necessidades dos utilizadores, concretamente os fumadores e os ex-fumadores que querem evitar uma recaída. É interativa e, muito importante, é gratuita!

 

Por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco deste ano, a Comissão Europeia intensifica os seus esforços lançando uma nova fase da campanha, que prevê a distribuição de material informativo a bordo dos aviões com sugestões sobre como deixar de fumar. A ideia subjacente a esta iniciativa é a de de que o último cigarro que uma pessoa fuma antes de entrar no avião se torne o último cigarro da sua vida: libertar-se do vício do tabaco marca, assim, o início de uma vida mais saudável, sem tabaco, e, consequentemente, mais feliz.

 

Numa estimativa prudente, o tabaco mata mais de 695 000 pessoas por ano na UE. O tabagismo continua a ser, na Europa, a principal e única causa de certas mortes e doenças que podem perfeitamente ser evitadas. Esta é a razão pela qual, na última década, a UE tem liderado a luta contra o tabaco a nível mundial. Sabemos que isso também vai ao encontro das expectativas dos cidadãos: o Eurobarómetro publicado esta semana mostra que a grande maioria dos cidadãos europeus apoia a tomada de medidas mais severas destinadas a lutar contra o tabaco.

 

Esperamos que esta campanha produza resultados, reduzindo significativamente o número de fumadores na UE. Nestes tempos difíceis, precisamos de medidas positivas. É este o espírito e, simultaneamente, o objetivo da campanha «Os ex-fumadores são imparáveis».





Notícias da UE


Diga o que pensa sobre o Portal Saúde-UE

Ajude-nos a avaliar o portal respondendo ao nosso inquérito em linha.


Comissão publica novo Eurobarómetro sobre os hábitos dos fumadores.

Assistiu-se a uma quebra substancial da percentagem de pessoas expostas ao fumo do tabaco em restaurantes e bares, em consequência de uma regulamentação mais estrita que proíbe fumar em locais públicos introduzida em muitos Estados-Membros a partir de 2009.


Uma nova visão para os cuidados de saúde na Europa

Relatório da Task Force da UE sobre a saúde em linha, que contém conclusões sobre as principais questões relacionadas com uma reorganização completa dos cuidados de saúde para ter em conta as tecnologias da informação já existentes.


Aumento dos cancros e dos problemas de fertilidade podem ser causados por produtos químicos domésticos e produtos farmacêuticos

Os produtos químicos que afetam o sistema hormonal podem ser um fator causador de aumentos significativos em cancros, diabetes, obesidade e quebra da fertilidade.


Conselhos sobre saúde para os adeptos de futebol que viajam para outro país

Conselhos de saúde para os adeptos de futebol que tencionam assistir aos jogos do EURO 2012, que este ano terão lugar na Polónia e na Ucrânia.



Ecos da Europa


Alemanha

«Null Alkohol – Voll Power»

Com o slogan «Zero álcool – Na maior», o Centro Federal para a Educação para a Saúde (BZgA) anunciou a sua nova campanha para a prevenção do alcoolismo nos jovens entre os 12 e os 16 anos.


Reino Unido

Publicação do plano para a onda de calor em Inglaterra (2012)

O plano para prevenir a onda de calor e as linhas de orientação que o acompanham destinam-se a sensibilizar o público e os profissionais para as precauções a tomar em caso de elevadas temperaturas e de ondas de calor este verão.



Comunicados de imprensa da UE


Comissão adota lista de referência das alegações de saúde autorizadas no domínio da rotulagem e da publicidade dos alimentos

A Comissão aprovou uma lista de 222 alegações de saúde, com base em pareceres científicos fundamentados.




Próximos eventos


Reestruturação dos sistemas de saúde: Como promover a saúde (Bruxelas, 6 de junho de 2012)

A conferência anual da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) de 2012 é organizada pelo Comité Económico e Social Europeu. A participação é gratuita e está aberta a todos os interessados. O prazo para inscrição termina a 16 de maio de 2012.


Exame da estratégia comunitária relativa à saúde e segurança no trabalho para 2007-2012 e prioridades para os próximos anos (Copenhaga, 28-29 de Junho)

A conferência faz o ponto da situação no que respeita aos resultados da estratégia atual da UE relativa à saúde e segurança no trabalho e define as prioridades para o futuro.


10.º Congresso Europeu de Neuropatologia (Edimburgo, 6-9 de junho de 2012)

A Confederação Europeia das Sociedades Neuropatológicas (Euro-CNS) e a Sociedade Neuropatológica Britânica (BNS) organizam o 10.º Congresso Euro-CNS.




Novas publicações


Resultados do Eurobarómetro Qualitativo sobre o envolvimento dos doentes nos cuidados de saúde.

Entrevistas com doentes e profissionais da saúde de quinze Estados-Membros da UE para examinar as opiniões, os desafios e as oportunidades, a fim de obter uma visão clara do que tanto os doentes como os médicos pensam do envolvimento dos doentes.


Relatório de 2012 sobre estatísticas de saúde no mundo

O relatório da OMS de 2012 sobre estatísticas de saúde no mundo, recentemente publicado, chama a atenção para o crescente problema dos encargos que as doenças não transmissíveis acarretam.


Rede de saúde do Sudeste da Europa: Prevenção e controlo de doenças não transmissíveis – uma análise da colaboração intersetorial

As doenças não transmissíveis causam grandes encargos para o setor da saúde. Esta publicação da OMS apresenta uma visão geral das ferramentas existentes para implementar medidas e chama a atenção para a evolução nos domínios do tabaco e da nutrição no Sudeste da Europa.




Em foco


Dia Mundial Sem Tabaco – Campanha «Os ex-fumadores são imparáveis»


Actividades a nível da UE


Saúde pública - Tabaco

Comissão Europeia - Saúde Pública

Saúde UE - Tabaco

Comissão Europeia – DG Saúde e Consumidores


Notícias


Apresentação pelo Comissário Dalli da campanha «Os ex-fumadores são imparáveis» aos órgãos da comunicação social em Malta

O Comissário Dalli apresenta num parque infantil a campanha «Os ex-fumadores são imparáveis» às crianças e aos jornalistas.


A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA) lança uma campanha a favor da proibição de fumar em locais de trabalho.

A EU-OSHA participa no Dia Mundial Sem Tabaco, lançando uma campanha de sensibilização a favor da proibição de fumar em locais de trabalho.


EURO 2012 sem fumo

Será proíbido fumar durante os jogos do campeonato europeu de futebol EURO 2012 organizado pela UEFA.


A Diretora-Geral da DG SANCO, Paola Testori Coggi, lança uma nova fase da campanha «Os ex-fumadores são imparáveis».

A primeira iniciativa de distribuição a bordo dos aviões de material informativo com sugestões sobre como deixar de fumar terá lugar hoje, no quadro da campanha «Os ex-fumadores são imparáveis», com o apoio das linhas aéreas TAP e em parceria com a Presidente da Sociedade Europeia das Doenças Respiratórias (European Respiratory Society - ERS) e a Liga Europeia dos Pulmões (European Lung Foundation - ELF).



Prémio de jornalismo no domínio da saúde de - Artigos


«Vim aqui para tratar dos meus dentes e não para deixar de fumar!»

Por Monika Cetera, finalista polaca e vencedora do prémio especial de 2011 sobre o tema «deixar de fumar».


O cancro do pulmão mata um romeno de 16 em 16 minutos. Testemunho de um jovem que morreu por causa dessa doença.

Por Paula Herlo e Amalia Enache, finalistas romenas (2011).


«Mãe, o Mickey está a fumar!»

Por Nataša Markovič e Barbara Pance, finalistas eslovenas (2011)



Projectos do programa de saúde pública


Mulheres da Europa contra o Cancro do Pulmão e o Tabagismo (WELAS)

O objetivo deste projeto é contribuir para a prevenção e o controlo do cancro do pulmão entre as mulheres europeias.


O fumo nos filmes

Analisa a forma como o tabaco é tratado no cinema europeu e a sua influência nos adolescentes europeus.



Outras ligações interessantes


Os ex-fumadores são imparáveis – campanha oferece ajuda gratuita para deixar de fumar


Parceria «Smokefree Partnership»


Rede Europeia de Prevenção do Tabagismo


PPACTE – Políticas de preços e luta contra o tabaco na Europa


Saúde pública – Novas advertências escritas relativas à saúde para produtos do tabaco


Saúde-UE. O portal de saúde pública da União Europeia
Este boletim está disponível em 22 línguas oficiais da UE:
http://health.europa.eu/newsletter


Para anular a assinatura do boletim informativo, clique aqui