Logótipo da Comissão Europeia

NEWSLETTER

Nº 118, 7 de Novembro de 2013

Saúde na UE

O seu portal para informações fidedignas sobre a saúde pública

Diabetes: a necessidade de uma política europeia transversal

João Manuel Valente Nabais, presidente da secção europeia da Federação Internacional da Diabetes

João Manuel Valente Nabais, presidente da secção europeia da Federação Internacional da Diabetes

A diabetes atingiu recentemente proporções epidémicas, nomeadamente na União Europeia, onde, em 2012, quase 32 milhões de pessoas padeciam desta doença. Os países da UE consagram, em média, cerca de 10% das suas despesas de saúde (um montante enorme) ao tratamento da diabetes e respetivas complicações, chegando essa percentagem a atingir os 20 % em alguns países

Na última década, o aumento da taxa de obesidade, a crescente sedentarização e o envelhecimento da população foram as principais causas da epidemia da diabetes. A crise económica e financeira veio também dificultar o acesso ao tratamento [...]

Neste número

Notícias da UE » 
Ecos da Europa » 
Comunicados de imprensa da UE » 
Próximos eventos » 
Novas publicações » 
  Assinatura
  Números anteriores
  Sugerir notícias e eventos
  Recomendar

Veja este número na íntegra  »

Igualmente em destaque

Projectos do programa de saúde pública »

European Best Information through Regional Outcomes in Diabetes - EUBIROD (Sistema europeu de informações para a diabetes de base regional)

Prémio de jornalismo no domínio da saúde de - Artigos »

Cães treinados para ajudar pessoas com diabetes e autismo, Melisa Tuya Sánchez, vencedora nacional espanhola

 
 

Notícias da UE 

Dia Internacional da Diabetes, 14 de novembro de 2013  »

Por ocasião deste dia, a secção europeia da Federação Internacional da Diabetes publicou um estudo sobre o acesso ao tratamento da diabetes na Europa. De 11 a 15 de novembro, decorrerá no Parlamento Europeu, em Bruxelas, uma campanha com várias atividades em torno dos temas da alimentação e da atividade física, no seguimento da campanha do ano passado.

Consulta pública sobre o parecer preliminar relativo à segurança dos implantes mamários em silicone da Poly Implant Prothèse (PIP) (atualização de 2013)  »

A Comissão Europeia e o seu Comité Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados (CCRSERI) lançaram uma consulta sobre o parecer preliminar relativo à segurança dos implantes mamários em silicone da Poly Implant Prothèse (PIP) (atualização de 2013).

Novo vídeo, disponível em linha, sobre os cuidados de saúde transfronteiriços.  »

Sabia que, se quiser, pode ser tratado noutro país da UE?

Painel de peritos sobre formas eficazes de investir na saúde: eleição do presidente e do vice-presidente  »

O painel de peritos é um grupo de especialistas independente e multissetorial criado pela Comissão (Decisão 2012/C 198/06) para prestar aconselhamento científico sólido e em tempo útil, tendo em vista o desenvolvimento de sistemas de saúde modernos, reativos e sustentáveis.

Ecos da Europa 

Nova legislação em matéria de saúde pública e consumo de álcool  [Irlanda]  »

Vasto pacote de medidas para fazer face ao impacto do consumo excessivo de álcool nas crianças, nos jovens e nas famílias  

Comunicados de imprensa da UE 

Declaração do Comissário da Saúde, Tonio Borg, sobre a entrada em vigor da diretiva relativa aos direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços »

«Para os doentes, esta diretiva é sinónimo de empoderamento: maior escolha nos cuidados de saúde, mais informação, reconhecimento mais fácil das prescrições médicas além-fronteiras.»

Próximos eventos 

Fórum de Saúde 2013 da Lituãnia - Sistemas de saúde sustentáveis para um crescimento inclusivo na Europa (Vílnius, 19 e 20 de novembro) »

Organizado pela Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) sob os auspícios da Presidência lituana do Conselho da União Europeia, este fórum tem como objetivo recolher dados sobre a promoção do desenvolvimento de sistemas de saúde sustentáveis em toda a Europa.

Novas publicações 

Uma boa vida na velhice? Controlar e melhorar a qualidade nos cuidados de longa duração, Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) »

Esta publicação dá informações e apresenta exemplos de experiências úteis para ajudar os responsáveis políticos, os prestadores e os especialistas a medir e melhorar a qualidade dos serviços de cuidados de longa duração.

No próximo número

Sensibilização em relação aos antibióticos

Este boletim está disponível em 22 línguas oficiais da UE
http://health.europa.eu/newsletter

Não responda a esta mensagem. As mensagens enviadas para este endereço eletrónico não serão lidas.

Para anular a assinatura do boletim informativo, clique aqui