Política

O que são as nanotecnologias?

As nanotecnologias são tecnologias que funcionam com dimensões à escala nanométrica, ou seja, bilionésimos de metro. Para se ter uma ideia, 1 nm é o comprimento de uma cadeia de 5 a 10 átomos, enquanto um cabelo humano tem um diâmetro de cerca de 80 000 nm.

Os cientistas estudam as propriedades específicas das pequenas nanopartículas ou disposições de materiais à escala nanométrica que possam ser utilizadas para criar novos materiais, estruturas e dispositivos usados em diversos domínios como a medicina, a alimentação, a electrónica, as tecnologias da informação, o aprovisionamento e distribuição de energia e a protecção ambiental.

Para que servem as nanotecnologias?

As nanotecnologias encerram potencialidades importantes para se conseguir o crescimento sustentável, melhorar a competitividade das indústrias europeias, proteger o ambiente, criar empregos altamente qualificados e aumentar a qualidade de vida (cf. Agenda UE 2020).

A UE investiu muito dinheiro em investigação e desenvolvimento no domínio das nanotecnologias. Há que criar agora as condições adequadas para a realização plena do seu potencial.

Qual é a política da UE no domínio das nanotecnologias?

A UE decidiu adoptar uma "abordagem integrada, segura e responsável" para o desenvolvimento das nanotecnologias, que inclui:

  • a revisão e adaptação da legislação da UE;
  • o controlo das questões de segurança;
  • um diálogo com as autoridades nacionais, as partes interessadas e os cidadãos.

Mais informações na proposta de Estratégia Europeia sobre Nanotecnologiaspdf.