Saúde mental

EU Compass - Guia para a ação da UE no domínio da saúde mental e do bem-estar

O EU Compass é uma ferramenta que recolhe, partilha e analisa informações sobre as estratégias políticas e atividades das partes interessadas em matéria de saúde mental. Entre 2015 e 2018, o EU Compass transmitirá informações sobre o quadro europeu para a saúde mental e o bem estar. Acompanhará as estratégias políticas e as atividades dos países da UE e das partes interessadas, nomeadamente no que respeita a:

  • identificação e divulgação das boas práticas europeias na área da saúde mental
  • recolha de dados sobre atividades das partes interessadas e dos países através de três inquéritos anuais
  • elaboração de três relatórios anuais e realização de fóruns
  • realização de seminários sobre a saúde mental nos países da UE, assim como na Islândia e na Noruega

Além disso, o EU Compass colabora com o grupo intergovernamental de peritos em matéria de saúde mental e de bem-estar para a elaboração de quatro documentos científicos. 

 

Resultados do EU Compass (exemplos de boas práticas, relatórios anuais e documentos de consenso)

EU Compass - Guia para a ação da UE no domínio da saúde mental e do bem-estar

O EU Compass centra-se em sete áreas prioritárias:

  • prevenção da depressão e promoção da resiliência (prioridade para 2016)
  • melhoria do acesso aos cuidados de saúde mental (prioridade para 2016)
  • promoção da saúde mental no trabalho (prioridade para 2017)
  • promoção da saúde mental nas escolas (prioridade para 2017)
  • prevenção do suicídio (prioridade para 2017)
  • disponibilização de cuidados de saúde mental de proximidade (prioridade para 2018)
  • abordagens de governação integrada (prioridade para 2018)

Política e boas práticas: recolha de informações

O EU Compass recolhe regularmente exemplos de boas práticas dos países da UE e das partes interessadas. Estes exemplos são avaliados com base em critérios de qualidade acordados pelos países da UE e pela Comissão.

Consoante as áreas prioritárias estabelecidas para um dado ano, o EU Compass apresenta um relatório de atividades anual (sínteserelatório completo) que resume e analisa as iniciativas mais importantes. O primeiro relatório, publicado em 2016, centrou-se na prevenção da depressão e no acesso aos cuidados de saúde mental.

Cooperação com os países da UE

A Comissão Europeia, em cooperação com o grupo intergovernamental de peritos em matéria de saúde mental e de bem-estar, supervisiona os trabalhos do EU Compass. Nos países da UE, estão também em curso várias ações no quadro da saúde mental.

Relatórios científicos e documentos de consenso

Os quatro relatórios científicos do EU Compass prendem-se com temas específicos identificados pelo grupo intergovernamental de peritos em matéria de saúde mental e de bem-estar. Cada relatório analisa os problemas relacionados com os vários temas, assim como a situação atual na Europa, e apresenta um resumo das atividades correspondentes realizadas a nível nacional e europeu, as melhores práticas, princípios e recomendações.

Os relatórios científicos são elaborados por especialistas das diferentes áreas. Depois de revistos e aprovados pelo grupo de peritos nacionais e pelas partes interessadas não governamentais, passam a ser considerados documentos de consenso.

Em 2016, os dois temas em destaque foram a prevenção da depressão e o reforço da resiliência  e o acesso aos cuidados de saúde mental na Europa.

Em 2017, o tema central será a «saúde mental no trabalho» e, em 2018, os «serviços de cuidados de saúde mental de proximidade»

Partes interessadas – saúde mental e bem estar

As empresas, os estabelecimentos de ensino e as organizações da sociedade civil também estão empenhadas na realização de iniciativas positivas sobre a saúde mental.

Mais informações: lista das partes interessadas em matéria de saúde mental e bem estar e plataforma sobre a política de saúde da UE.

Fórum sobre a saúde mental na União Europeia

O EU-Compass organiza três fóruns de alto nível sobre a saúde mental. O objetivo é partilhar os resultados dos inquéritos anuais e realizar um debate de alto nível sobre os progressos na implementação do enquadramento para a saúde mental e o bem estar. Um elemento central consistirá em informar e demonstrar, através de exemplos, a necessidade de uma ação em favor da saúde mental e do bem-estar mediante quer políticas específicas quer atividades das partes interessadas do setor não governamental.

Fórum Compass sobre a saúde mental na União Europeia: atividades de 2016, 2017 e 2018