Indicadores de saúde

Ação da UE

Um indicador é uma medida quantitativa ou qualitativa que permite determinar o grau de progressão relativamente aos objetivos fixados (resultados das políticas). Os indicadores ajudam a analisar e a comparar o grau de desempenho entre grupos populacionais ou áreas geográficas, podendo contribuir para definir prioridades políticas. A existência de indicadores de saúde baseados em dados fiáveis e comparáveis é essencial para definir estratégias e políticas destinadas a melhorar a saúde dos europeus e para acompanhar a sua aplicação.

A Comissão Europeia publica já uma série de indicadores e de dados sobre saúde que continuarão a ser utilizados e alargados de forma a tomarem em consideração novas questões em matéria de saúde.

Estratégia de informação em matéria de saúde

Indicadores de saúde a nível da UE

Um dos objetivos da Comissão é produzir dados comparáveis sobre saúde e comportamentos relacionados com a saúde, doenças e sistemas de saúde.

Para o efeito, é necessário que esses dados se baseiem em indicadores de saúde comuns a nível da UE e resultem de um consenso à escala europeia em matéria de definições, recolha e utilização dos dados. Entre esses indicadores contam-se:

Classificações internacionais

É indispensável utilizar os sistemas de classificação acordados a nível internacional  e respetivos conceitos e definições comuns para assegurar o registo e a codificação uniformes dos dados e, consequentemente, a sua comparabilidade, bem como a dos indicadores que neles se baseiam.