Indicadores de saúde

Indicadores básicos de saúde europeus (ECHI)

Os indicadores de saúde são conjuntos de dados (quadros, gráficos, mapas) sobre o estado de saúde das populações, os fatores determinantes da saúde e os cuidados de saúde nos países da UE e noutros países europeus. Além de permitirem monitorizar e comparar as diferentes situações, estes indicadores servem de base à elaboração de políticas.

Tipos de indicadores de saúde

Para quase 60 indicadores de saúde , dos 88 que constam da lista completa de indicadores de saúde básicos europeus, existem dados facilmente disponíveis e comparáveis. Sempre que necessário, os dados são discriminados por sexo e idade, bem como por estatuto socioeconómico e região. Os ECHI estão agrupados sob as designações a seguir indicadas.

Designação Exemplos
Fatores demográficos e socioeconómicos População, taxa de natalidade, taxa global de desemprego
Estado de saúde Mortalidade infantil, VIH/SIDA, lesões resultantes de acidentes de viação
Determinantes da saúde Tabagismo, consumo/disponibilidade de fruta
Intervenções em matéria de saúde: serviços de saúde Vacinação infantil, camas de hospital, despesas de saúde
Intervenções em matéria de saúde: promoção da saúde Políticas em matéria de nutrição saudável

Ferramenta ECHI

A ferramenta ECHI  fornece dados sobre os indicadores de saúde europeus, representando-os de diferentes formas: gráficos de linha, gráficos de barras, mapas e quadros. Os dados podem ser convertidos numa imagem ou descarregados sob forma de ficheiro de dados. A ferramenta permite selecionar conjuntos de indicadores.

Referências