Recomendar
google +
Versão para impressão

Destaque

Projetos na área do cancro da pele

O cancro da pele é uma forma de cancro que, na ausência de uma ação eficaz, se tornará mais importante em termos de saúde pública nas próximas décadas.

De acordo com o Código Europeu contra o Cancro«Há que ter o cuidado de evitar uma excessiva exposição ao sol. É particularmente importante proteger as crianças e os adolescentes. Os indivíduos que tenham tendência a sofrer queimaduras solares devem adotar medidas de proteção ao longo da vida.». É este o motivo que levou a Comissão Europeia a apoiar determinadas medidas a fim de de criar uma base sólida de ação e reforçar a sensibilização, ajudando as pessoas a prevenir o cancro da pele.

O Programa de Saúde (2007-2013) apoiou duas ações principais: no âmbito da primeira, o projeto EUROSUN (Medição da exposição dos indivíduos e populações europeias à radiação UV, utilizando dados de satélites meteorológicos), mensagens de prevenção primária para reduzir a exposição aos raios ultravioleta foram adaptadas à realidade dos diferentes países da UE e foi elaborado um atlas da irradiação UV.

A segunda, o projeto EPIDERM (Iniciativa Europeia para a prevenção dos cancros da pele) foi financiado pelo Programa Saúde com vista a adquirir e divulgar conhecimentos sobre a ocorrência dos cancros da pele, os fatores de risco, os tratamentos e os custos da doença com vista ao desenvolvimento de estratégias de prevenção e de redução dos riscos, bem como de recomendações em matéria de boas práticas.

No âmbito do 6.º Programa-Quadro de investigação, a Comissão financiou ainda o projeto EUROSKIN(Rede europeia de prevenção do cancro da pele) para apoiar iniciativas em matéria de prevenção primária, de normas de certificação europeia para solários, de células estaminais e cancro da pele e de despistagem do cancro da pele.

A inclusão generalizada das recomendações destes projetos nos planos nacionais de luta contra o cancro dos países da UE deverá conduzir a uma redução da incidência de cancro da pele.

Mais informações:

Comissão Europeia - Saúde Pública

Comissão Europeia - Saúde-UE