A saúde nas outras políticas

A saúde nas iniciativas da UE

Muitas políticas e acções têm repercussões na saúde e nos sistemas de saúde de toda a Europa. Por consequência, é necessário abordar as políticas de uma maneira global para garantir que a saúde seja uma parte integrante de todos os domínios políticos relevantes, incluindo o ambiental, o económico e o social.

Estratégia de Saúde da UE 2008-13

A integração da saúde em todas as políticas é um dos princípios fundamentais da estratégia da saúde da UE . A intenção é que os problemas relacionados com a saúde passem a fazer parte integrante de todas as políticas a nível europeu, nacional e regional, incluindo o uso de avaliações de impacto e de ferramentas de avaliação.

A nova agenda social

A iniciativa nova agenda social considera que a saúde é essencial para o bem-estar dos cidadãos da UE no século XXI e sublinha a importância de uma abordagem coordenada de todas as políticas relevantes com o objectivo de prolongar a vida e de a tornar mais saudável.

"Saúde é riqueza": a saúde e a política económica

  • A estratégia económica da UE reconhece que, nas sociedades em envelhecimento, a saúde representa um enorme desafio para os sistemas de segurança social europeus e para o crescimento sustentável.
  • A estratégia de desenvolvimento sustentável assinala a importância da saúde para o desenvolvimento sustentável na Europa. Os seus objectivos principais são a sua promoção, a redução das desigualdades em termos de saúde e a protecção contra as ameaças à saúde.

Política de coesão

  • Foram afectados mais de cinco mil milhões de euros a investimentos em projectos de saúde  em 2007-13, especialmente para melhorar as infra-estruturas e serviços de saúde e para formar profissionais em toda a UE.
  • O objectivo da Comissão é garantir que as autoridades nacionais e regionais utilizem os fundos da forma mais eficaz possível. Para tal, deve ajudar a identificar e a gerir os investimentos em projectos em matéria de saúde que se adequem aos objectivos da UE.

Programa de Saúde e agências da UE

  • O Programa de Saúde da UE destinou mais de 300 milhões de euros para projectos em matéria de saúde em 2008-13. Oferece oportunidades de financiamento para uma vasta série de prioridades e já prestou apoio a projectos relacionados com a integração da saúde em todas as políticas.
  • Há uma série de agências da UE no domínio da saúde  que prestam apoio a políticas afins da UE. Algumas destas agências apoiam iniciativas fora do sector da saúde e, desta forma, contribuem para a integração da saúde em todas as políticas.