Coordenação entre políticas

São necessárias estratégias e iniciativas conjuntas que estabeleçam vínculos entre as várias políticas relacionadas com a saúde para garantir uma resolução eficaz dos problemas na matéria. A Comissão coordena diversos grupos intersectoriais e mantém canais de cooperação permanentes em todas as políticas relevantes.

Este tipo de abordagens coordenadas foi aplicado, por exemplo, nas políticas sociais, regionais e ambientais e nas políticas de investigação, das tecnologias da informação e da educação.

Grupo de trabalho do Conselho

A aplicação da estratégia da UE para a saúde é apoiada por um grupo sobre saúde pública do Conselhopdf, que se reúne a alto nível, que assinalou como prioritária a integração das questões de saúde em todas as políticas e que sublinha regularmente a importância estratégica de outras políticas para a saúde.

Grupo interserviços sobre saúde pública

O objectivo do grupo é melhorar a coordenação em matéria de saúde entre os diferentes serviços da Comissão (estão representados mais de 20 serviços). O grupo também conta com diversos subgrupos temáticos que se ocupam dos sistemas de saúde dinâmicos, da saúde global, da saúde e ambiente e do VIH/SIDA.

Saúde nas políticas social e regional

  • O Comité de Protecção Social é um fórum no qual colaboram a Comissão e os países da UE para melhorar as sinergias e optimizar a coordenação no sector social. O comité também se ocupa dos cuidados de saúde.
  • Em muitos países da UE, a responsabilidade pela política de saúde cabe às autoridades locais ou regionais. Os decisores políticos regionais, as redes e o Comité das Regiões são elementos fundamentais para a tomada de consciência política e para o reforço do vector da saúde nas políticas regionais.

Investigação e novas tecnologias

Ensino e saúde