Organizações internacionais

A UE coopera com várias organizações internacionais para elaborar, realizar e promover o seu programa no domínio da saúde pública. Nessa ótica, existem regimes de cooperação específicos com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Conselho da Europa, estando também a ser desenvolvidas modalidades de cooperação com a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico.

Organização Mundial de Saúde (OMS)

A cooperação UE-OMS Traduções da ligação anterior English (en) decorre no âmbito da Declaração de Moscovopdf(146 KB) de 2010 e incide nos seguintes domínios:

  • segurança da saúde
  • inovação no domínio da saúde
  • reforço dos sistemas de saúde
  • desigualdades em matéria de saúde
  • informação sobre saúde
  • cooperação entre as delegações da UE e os serviços da OMS nos países terceiros

Conselho da Europa

A cooperação UE-Conselho da Europa Traduções da ligação anterior English (en) abrange uma vasta gama de atividades. No domínio da saúde, centra-se essencialmente nos produtos farmacêuticos e na doação sw sangue e de órgãos.

Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE)

A cooperação UE-OCDE Traduções da ligação anterior English (en)  tem caráter regular e abrange a coordenação dos respetivos programas políticos e de investigação. A UE é uma importante entidade financiadora do orçamento da OCDE e apoia projetos mutuamente benéficos nos domínios das contas da saúde, dos indicadores da qualidades dos cuidados de saúde e da economia da saúde.

Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde

O Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde apoia e promove a elaboração de políticas de saúde cientificamente fundamentadas através de uma análise exaustiva e rigorosa da dinâmica dos sistemas de saúde na Europa. A Comissão Europeia é parceira do Observatório desde 2009.