O ponto de vista do cidadão

Desde 1973, a Comissão Europeia acompanha regularmente a evolução da opinião pública nos Estados-Membros através da realização de inquéritos aos cidadãos (Eurobarómetro). Um dos Eurobarómetros Traduções da ligação anterior English (en) sondou a opinião pública sobre os potenciais riscos dos campos electromagnéticos para a saúde.

O Eurobarómetro de 2007pdf sobre os potenciais riscos dos campos electromagnéticos para a saúde revelou que existe uma discrepância significativa entre o grau de preocupação dos inquiridos. Porém, a maioria dos cidadãos consideraram que as autoridades nacionais poderiam empenhar-se mais na prevenção dos riscos dos campos electromagnéticos para a saúde e na informação do público.

Segundo o Eurobarómetro especial realizado em 2010pdf (+ anexospdf), existe uma ligeira descida no número de pessoas que se mostram preocupadas (46% em vez de 48%). Porém, a maioria dos cidadãos continuam a considerar que as autoridades nacionais poderiam empenhar-se mais na prevenção dos riscos dos campos electromagnéticos para a saúde e na informação do público. Mais de metade dos inquiridos pensam o mesmo da Comissão Europeia.