O ponto de vista do cidadão

Desde 1973, a Comissão Europeia leva a cabo inquéritos junto dos cidadãos de toda a UE para seguir a evolução da opinião pública nos Estados-Membros. Um desses inquéritos do Eurobarómetro Traduções da ligação anterior English (en) analisou os pontos de vista dos cidadãos sobre os eventuais riscos dos campos eletromagnéticos para a saúde.

Um inquérito do Eurobarómetro de 2007pdf sobre esta questão mostrou resultados bastante equilibrados entre cidadãos «preocupados» e «não preocupados». Apesar disso, a maioria dos cidadãos europeus considerava que os governos nacionais deveriam empenhar-se mais na prevenção de eventuais riscos dos campos eletromagnéticos para a saúde e na informação do público.

De acordo com os resultados de um inquérito posterior realizado em 2010pdf (+ anexospdf), o número de pessoas preocupadas com eventuais riscos era ligeiramente inferior (46 % em vez de 48 %) mas, mesmo assim, a maioria dos cidadãos europeus queria que as autoridades nacionais tomassem mais medidas para prevenir os riscos e informar o público sobre os mesmos. Quase metade dos inquiridos gostaria que a Comissão Europeia também intensificasse os esforços neste domínio.

Em 2011, a Comissão organizou debates Traduções da ligação anterior English (en) com pessoas e organizações interessadas na questão dos campos eletromagnéticos.