Participação da sociedade civil

O problema da droga está muito relacionado com outros problemas sociais e de saúde. Para que a acção contra a droga seja eficaz, é preciso contar com um leque variado de participantes e com o apoio das comunidades onde decorre. Por esse motivo, é cada vez maior a convicção de que o debate político deve assentar num diálogo com a sociedade civil. Tendo isso em conta, a UE tomou várias medidas.

Fórum da Sociedade Civil sobre Drogas

O Fórum da Sociedade Civil sobre Drogas da Comissão Europeia é uma plataforma de troca informal de opiniões e informações entre a Comissão e as organizações da sociedade civil. O objectivo é obter informações sobre a experiência no terreno que serão usadas:

• na elaboração de futuras propostas da Comissão

• na supervisão do plano de acção de luta contra a droga.

Acção Europeia contra a Droga

A Acção Europeia contra a Droga convida os cidadãos, autoridades nacionais, regionais e locais, instituições de ensino e de investigação, meios de comunicação social, serviços públicos, associações, ONG e agentes económicos a assumir compromissos concretos para aumentar a sensibilização para as questões relacionadas com o consumo de drogas, em especial entre os jovens.