Cooperação entre laboratórios na UE

Algumas ameaças graves à saúde pública como a gripe endémica podem afetar simultaneamente vários países. Importa por isso centralizar as medidas de diagnóstico e deteção a nível da UE. Neste contexto, os laboratórios na UE terão de trabalhar em conjunto para que os riscos possam ser avaliados e geridos de forma eficaz.

Laboratórios de referência para patogéneos humanos

Muitos países da UE dispõem de «laboratórios de referência nacionais» especializados em patogéneos específicos. Estes laboratórios asseguram a vigilância e realizam diagnósticos de elevada qualidade sobre vários patogéneos humanos (agentes infecciosos como os vírus e as bactérias).

Papel da UE

A UE ajuda os Estados-Membros a reforçarem as suas capacidades laboratoriais nacionais e estuda formas de melhorar o desempenho da rede de laboratórios de patogéneos humanos nacionais a nível da UE.

A Comissão, a rede de vigilância epidemiológica e de controlo das doenças transmissíveis Traduções da ligação anterior English (en) , o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e a Agência de Execução para a Saúde e os Consumidores (EAHC) colaboram estreitamente com os governos nacionais para reforçar a vigilância das doenças infecciosas a nível europeu.

O Comité de Segurança da Saúde da UE ajuda também a melhorar a cooperação e o trabalho em rede dos laboratórios.

Mais informações: Declaração da Comissão e do ECDC sobre os laboratórios de patogéneos humanos (2011) Traduções da ligação anterior English (en) .

Projetos

Os Programas de Saúde (2003-2008 Traduções da ligação anterior English (en) e 2008-2013 Traduções da ligação anterior English (en) ) visam:

  • dar prioridade máxima ao melhoramento da segurança da saúde dos cidadãos;
  • incentivar a cooperação em matéria de diagnóstico entre os laboratórios nos países da UE;
  • promover o apoio aos laboratórios existentes, que contribuem de forma importante para os esforços da UE, a fim de permitir a criação de uma rede de laboratórios de referência.

Tanto o ECDC como a EAHC contribuem para o reforço da cooperação dos laboratórios a nível europeu e para o desenvolvimento das respetivas capacidades Traduções da ligação anterior English (en) através de um vasto leque de projetos à escala da UE Traduções da ligação anterior English (en) .

Exercícios

A Comissão organiza exercícios sobre questões específicas para melhorar o grau de preparação em geral Traduções da ligação anterior български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv) e o reforço da capacidade operacional Traduções da ligação anterior English (en) dos laboratórios.

Trabalho em rede

As autoridades de saúde pública criaram várias redes de cooperação entre laboratórios Traduções da ligação anterior English (en) , que abrange domínios específicos de saúde, tanto a nível nacional como da UE.

Estas redes permitem a partilha rápida das informações, bem como o acompanhamento e o diagnóstico das ameaças para a saúde.