Envelhecimento

Ação da UE

O envelhecimento da população, um dos maiores desafios sociais e económicos para as sociedades europeias no século XXI, afetará todos os países da UE, bem como a maior parte das suas políticas.

Em 2025, mais de 20 % dos europeus terão mais de 65 anos e o aumento do número de idosos com mais de 80 anos tende a ser cada vez mais acentuado.

Uma vez que os idosos têm necessidades diferentes em termos de cuidados de saúde, os sistemas de saúde terão de se adaptar para poderem assegurar a prestação de cuidados adequados e, simultaneamente, manter a sua sustentabilidade financeira.

Parceria europeia de inovação no domínio do envelhecimento ativo e saudável

A Europa tem potencial para assumir a liderança mundial em termos de respostas inovadoras.

A parceria-piloto europeia para a inovação no domínio do envelhecimento ativo e saudável  tem por objetivo, até 2020, aumentar em dois anos a média de esperança de vida saudável na UE.

A esperança de vida saudável corresponde ao número de anos que alguém com uma dada idade pode esperar viver em boa saúde.

Esse número é determinado pelo indicador de anos de vida saudável , que combina a esperança de vida (mortalidade) com o estado de saúde (incapacidade).

Outras medidas da UE