Percurso de navegação

2012

Prémio de Jornalismo da UE no domínio da saúde

É jornalista e interessa-se por questões de saúde?

Prémio de Jornalismo da UE no domínio da saúde - 2012 - Sumário

Na 4.ª edição do Prémio de Jornalismo da UE no domínio da saúde, foram recompensados os seguintes artigos:

Primeiro prémio

Petr Třešňák: «Aventuras na enfermaria 14 Traduções da ligação anterior čeština (cs) English (en) » (Respekt magazine, República Checa) 

O artigo aborda um tema importante, a saúde mental. Retrata a situação vivida nos hospitais psiquiátricos e descreve o papel essencial que o pessoal de enfermagem pode ter na recuperação de casos difíceis.

Segundo prémio

Ailbhe Jordan: «Os exames de despistagem serão um desperdício de dinheiro? Traduções da ligação anterior English (en) » (Medical Independent, Irlanda)

O artigo examina objetiva e oportunamente a relação custo/benefícios dos programas de despistagem do cancro, um aspeto especialmente pertinente no contexto económico atual.

Terceiro prémio

Daniela Cipolloni: «As mentiras espalhadas pelos bancos privados de sangue do cordão umbilical Traduções da ligação anterior English (en) italiano (it) » (Oggi Scienza magazine, Itália)

O artigo constitui um importante contributo para o debate na UE sobre os bancos privados de sangue do cordão umbilical e a utilização de células estaminais.

Prémio especial para artigos sobre o tema «deixar de fumar»

Tobias Zick: «Ambiente pesado Traduções da ligação anterior Deutsch (de) English (en) » (NEON Magazine, Alemanha)

O artigo faz uma apresentação geral das questões relacionadas com o consumo do tabaco e o deixar de fumar na Alemanha, abordando as dimensões histórica, política, jurídica e filosófica, e mostra a importância das políticas de saúde neste campo.

Última atualização:09/06/2014 | Topo