Percurso de navegação

2012

Prémio de Jornalismo da UE no domínio da saúde

É jornalista e interessa-se por questões de saúde?

Edições anteriores - 2010 - Sumário

Na segunda edição do Prémio de Jornalismo da UE no domínio da Saúde, foram admitidos a concurso 745 artigos da autoria de 438 jornalistas de todos os países da UE. Os finalistas foram seleccionados pelos júris nacionais. O júri da UE reuniu-se em 28 de Outubro para designar o vencedor, bem como o segundo e terceiro classificados, cujos nomes foram anunciados na cerimónia de entrega dos prémios, realizada em Bruxelas a 30 de Novembro.
Os vencedores da edição 2010 são Gianluca Ferraris e Ilaria Molinari com o artigo "Stealing Hope Traduções da ligação anterior English (en) italiano (it) ", publicado na revista italiana Panorama. O segundo lugar foi atribuído a Lucie Hášová Truhelková pelo artigo "Love Dwells in the Kidney Traduções da ligação anterior čeština (cs) English (en) ", publicado na revista checa MF Plus. A equipa de Kasper Krogh, Morten Crone, Line Holm Nielsen e Jesper Woldenhof classificou-se em terceiro lugar com o artigo "The Great Failure Traduções da ligação anterior dansk (da) English (en) ", publicado no jornal diário dinamarquês Berlingske Tidende.

O Prémio de jornalismo da UE no domínio da saúde foi criado para incentivar um jornalismo de qualidade que sensibilize o público para as questões relacionadas com os cuidados de saúde e os direitos dos doentes.

O prémio faz parte da campanha A Europa e os doentes que reúne onze grandes iniciativas políticas no domínio da saúde com um objectivo comum – melhorar os cuidados de saúde para todos na UE.

Este prémio recompensa jornalistas que contribuem de forma significativa para familiarizar os cidadãos com questões de saúde e cujo trabalho reflecte as expectativas e os pontos de vista dos doentes e dos profissionais da saúde.

O prémio é atribuído num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo dos meios de comunicação, de acordo com o desejo da Comissão Europeia de melhorar a comunicação entre as instituições europeias e os cidadãos.

A campanha "A Europa e os doentes" e o prémio de jornalismo são financiados ao abrigo do Segundo Programa de Acção Comunitária do domínio da Saúde (2008-13).

 

Última atualização:09/07/2014 | Topo