IMPORTANT LEGAL NOTICE : The information on this site is subject to a legal notice (http://europa.eu/geninfo/legal_notices_en.htm).
Missão global

A abordagem integrada da UE em relação à segurança dos alimentos visa garantir um nível elevado de segurança dos alimentos, saúde e bem estar dos animais e fitossanidade, no seio da União Europeia, por meio de medidas coerentes "desde a exploração agrícola até à mesa"e de uma vigilância adequada, assegurando simultaneamente o funcionamento efectivo do mercado interno.

A implementação desta abordagem envolve o desenvolvimento de medidas legislativas e outras acções:

Assegurar sistemas de controlo eficazes e avaliar a observância das normas da UE nos sectores da qualidade e segurança dos alimentos, da saúde e do bem estar dos animais, da alimentação animal e da fitossanidade, tanto na UE como em países terceiros, no que respeita às suas exportações para a UE.

Gerir as relações internacionais com os países terceiros e com as organizações internacionais nos domínios da segurança dos alimentos, da saúde e do bem estar dos animais, da alimentação animal e da fitossanidade;

Gerir as relações com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) e garantir uma gestão dos riscos baseada em resultados científicos.