Percurso de navegação

Os parceiros do desenvolvimento

O EuropeAid recorre às competências de um grande número de parceiros para fornecer a ajuda da União Europeia, a fim de garantir que seja atingido o objectivo pretendido da forma mais eficaz possível.

As organizações da sociedade civil English (en) français (fr) , tanto na Europa como nos países em desenvolvimento, contam-se entre os parceiros mais apreciados pelo EuropeAid. As ONG e outros intervenientes não estatais não só contribuem para optimizar a eficácia do fornecimento da ajuda, como também incentivam a participação dos cidadãos e a boa governação.

O EuropeAid colabora com toda uma série de organizações internacionais English (en) français (fr) , que dispõem cada uma da sua própria rede internacional e de domínios de competência que podem representar uma formidável vantagem aquando do encaminhamento, da gestão e do acompanhamento da ajuda ao desenvolvimento concedida pela União Europeia. O EuropeAid trabalha em colaboração com as Nações Unidas, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e o Banco Mundial, entre outros.

Além disso, o EuropeAid coordena estreitamente as suas actividades English (en) français (fr) com os parlamentos dos Estados-Membros English (en) français (fr) da União Europeia, visto que estes desempenham um papel importante na definição e controlo da política de desenvolvimento da União Europeia e do seu financiamento. Esta coordenação assegura a complementaridade das actividades a nível nacional e europeu, a fim de evitar a duplicação de esforços e optimizar a sua eficácia.

O EuropeAid colabora estreitamente com outras instituições da União Europeia English (en) français (fr) activas no domínio do desenvolvimento ou do comércio internacional, bem como com o Conselho de Ministros. Acompanha igualmente os domínios políticos que afectam ou são afectados pela ajuda ao desenvolvimento.

 

Última atualização:17/02/2012 | Topo