Percurso de navegação

A propósito do Desenvolvimento e Cooperação – EuropeAid

A Direção-Geral do Desenvolvimento e Cooperação – EuropeAid, da Comissão Europeia, foi criada em 3 de janeiro de 2011. A nova DG resulta da fusão de partes da antiga Direção-Geral de Desenvolvimento e Relações com os Países de África, Caraíbas e Pacífico com o anterior Serviço de Cooperação EuropeAid. A EuropeAid passa agora a ser responsável não só pela definição da política de desenvolvimento da UE, mas também por assegurar a programação e execução eficazes da ajuda.

Aliar as políticas à prática

A nova estrutura da EuropeAid permite à Comissão Europeia falar a uma só voz em matéria de desenvolvimento e cooperação. Um único endereço para a política de desenvolvimento e respetiva execução proporciona um ponto de contacto único para os interessados, tanto no interior como no exterior da UE. A EuropeAid é também o único interlocutor do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) e de todas as DG setoriais de desenvolvimento e cooperação.

A EuropeAid desempenha um papel chave em termos de:

  • criação de uma política de desenvolvimento de vanguarda para todos os países em desenvolvimento;
  • reforço da coerência da política de desenvolvimento, continuando a apostar na melhoria dos mecanismos de execução e concretização;
  • definição da futura política de desenvolvimento, não só no âmbito da UE, como também enquanto contributo para o estabelecimento de normas à escala internacional;
  • contribuição para os desafios globais do futuro.

Missão

As atividades da EuropeAid são desenvolvidas com o objetivo último de:

  • reduzir a pobreza no mundo;
  • assegurar o desenvolvimento sustentável;
  • promover a democracia, a paz e a segurança.

Para além da formulação de políticas para atingir estes objetivos, a EuropeAid é responsável pela implementação dos instrumentos de ajuda externa da UE. A EuropeAid coordena as ações das instituições da UE, dos Estados-Membros da UE e de outros intervenientes da UE, em torno dos principais valores, objetivos e prioridades comuns da União.

Última atualização:07/08/2012 | Topo