Percurso de navegação

RALCEA - Rede latino-americana de centros de conhecimento no sector da água

A RALCEA visa fomentar uma política baseada na informação, que promova a cooperação sul-sul no sector da água, apoiando o desenvolvimento de uma rede de centros de conhecimento entre os países da América Latina. Este projecto, com uma duração de quatro anos, teve início no segundo semestre de 2010.O orçamento total previsto é de 2,5 milhões de euros, dos quais 2 milhões serão concedidos pela Comissão Europeia.

Atualidade

• Ver http://www.aquaknow.net

Execução

Selecção dos centros de conhecimento que farão parte da rede.

    o Analisar o quadro institucional e seleccionar os centros.

Criação da rede de centros de conhecimento no sector da água e apresentação de um plano de actividades.

    o Definir um plano de actividades.

    o Promover parcerias entre os centros.   

Apoio por parte da rede de centros de conhecimento à elaboração de políticas.

    o Conceber e e pôr em prática uma estratégia para o desenvolvimento de capacidades no sector da água.

Beneficiários

Os beneficiários directos do projecto encontram-se representados:

    o a nível científico/técnico, pelos centros de conhecimento;

    o ao nível da tomada de decisões políticas, por profissionais, bem como por decisores e funcionários ao nível dos Ministérios relevantes, das agências da bacia, etc…

Para além disso, prevê-se que o conjunto da população latino-americana beneficie do reforço da coordenação e das capacidades no sector da água.

Antecedentes

Existem na América Latina várias instituições do conhecimento altamente qualificadas em termos técnicos e com uma ampla experiência no sector da água. No entanto, estas instituições sempre actuaram de forma independente, isoladas umas das outras e em qualuer ligaçao ao nível político. Este projecto melhorará a política de gestão da água começando pela cooperação técnica, a fim de influenciar o processo de tomada decisão política.

A UE reconheceu que era importante ajudar os países latino-americanos no sector da água através do estabelecimeno de parcerias, com vista a aprofundar o diálogo entre as várias partes interessadas sobre as políticas a seguir e contribuir para o fortalecimiento das instituições, em harmonia com o seu principal instrumento de diálogo políico para o sector da água, a Iniciativa da UE para a Água (EUWI).

RALCEA em detalhe pdf - 21 KB [21 KB] English (en)

Última atualização:29/07/2014 | Topo