Percurso de navegação

EUROCLIMA – Programa de cooperação regional contra as alterações climáticas

A 18 de Dezembro de 2009, a Comissão Europeia aprovou o programa de cooperação regional contra as alterações climáticas EUROCLIMA para incentivar a cooperação entre a América Latina e a UE no âmbito da luta contra as alterações climáticas. O orçamento total da Comissão para este projecto é de 5 milhões de euros.

Concurso para contratos de serviços

4 de Fevreiro de 2010: Previsão individual de contrato de prestação de serviços.

Datas provisórias:

Maio de 2010: Anúncio de concurso.

Julho de 2010: Primeira lista de selecção.

Setembro a Outubro de 2010: Avaliação das propostas.

Atenção: Estas informações são dadas unicamente a título informativo. Advertência jurídica.

Antecedentes

Na última cimeira UE-América Latina, realizada em Maio de 2008, foi assinada a Declaração de Lima English (en) que tem por tema principal a luta contra as alterações climáticas.

A Declaração de Lima referia se ao EUROCLIMA como um programa ambiental conjunto da UE e da América Latina dedicado especialmente às alterações climáticas e cujos objectivos principais seriam os seguintes: partilhar conhecimentos, incentivar um diálogo estruturado e regular a todos os níveis e assegurar sinergias e a coordenação das acções correntes e futuras.

Aprovado em finais de 2009, o programa EUROCLIMA tem uma duração prevista de três anos e o seu início está programado para o primeiro semestre de 2010.

Última atualização:21/03/2012 | Topo