AA+A++Versão para impressãoMapa do sítioRSSRSS

Administrações regionais e locais

O diálogo entre as administrações nacionais, regionais e locais permitirá sensibilizar os cidadãos para as prioridades da UE, reforçando o sentido de apropriação indispensável à participação de todos na prossecução dos objetivos da estratégia Europa 2020.

São muitos os países da UE cujas administrações regionais ou locais são competentes em setores importantes para a estratégia Europa 2020, como a educação e a formação, o empreendedorismo, o mercado de trabalho, as infraestruturas ou a eficiência energética.

É fundamental que todos os níveis de administração tenham consciência de que é preciso aplicar eficazmente a estratégia Europa 2020 no terreno, a fim de se conseguir um crescimento económico inteligente, inclusivo e sustentável, e que cada um desempenhe o papel que lhe incumbe na realização das mudanças necessárias.

Comité das Regiões da União Europeia ajuda a mobilizar as administrações regionais e locais, tendo para o efeito criado a Plataforma de Acompanhamento da Estratégia Europa 2020 Englishque integra mais de 150 regiões e cidades que criam redes que participam em redes de contactos dedicadas ao crescimento e á criação de emprego, trocam boas práticas e contribuem para o debate sobre a estratégia EUROPA 2020.

Para implicar as administrações locais no processo e facilitar o seu contributo para os objetivos da estratégia Europa 2020, a Comissão Europeia também criou uma plataforma de ligação em rede em linha English.

O «Guia da Estratégia Europa 2020 para os municípios e regiões English», elaborado pelo Comité das Regiões em estreita colaboração com a Comissão Europeia, explica claramente de que forma as administrações regionais e locais podem contribuir para a execução da estratégia. O Guia baseia-se em exemplos de boas práticas recolhidas através de inquéritos efetuados pela Plataforma de Acompanhamento da Estratégia Europa 2020 do CR e nas bases de dados disponíveis sobre boas práticas, geridas pela Comissão Europeia.

Topo da página