AA+A++Versão para impressãoMapa do sítioRSSRSS

Informações sobre os inquiridos

:
:
:
:

:
:
Tipo de organização*:






:
Domínio ou domínios principais cobertos pela sua contribuição*:










:
:
A sua resposta (assinalar a casa correspondente)*:


Informações gerais sobre a consulta pública

Em março de 2010 , a UE lançou a estratégia Europa 2020 para promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e criar uma economia europeia competitiva assente no conhecimento, preservando, ao mesmo tempo, o modelo europeu de economia social de mercado e melhorando a eficiência dos recursos. A estratégia 2020 foi pensada como uma parceria entre a UE e os Estados-Membros para promover o crescimento e o emprego.

A estratégia prossegue cinco objetivos principais em matéria de emprego, investigação e desenvolvimento, clima e energia1, educação e luta contra a pobreza e a exclusão social. Além disso, estabelece uma série de iniciativas emblemáticas em torno de sete domínios vitais para o crescimento, nomeadamente, a inovação, a economia digital, o emprego e a juventude, a política industrial, a pobreza e a eficiência dos recursos. A ação a nível da UE em domínios como o mercado único, o orçamento da UE e a agenda externa da União também contribui para a realização dos objetivos da estratégia.

aplicação e o acompanhamento da estratégia Europa 2020 decorrem no contexto do Semestre Europeu, o ciclo anual de coordenação das políticas económicas e orçamentais à escala da UE. O Semestre Europeu implica um debate entre as instituições europeias sobre as grandes prioridades, os compromissos anuais assumidos pelos Estados-Membros e as recomendações por país elaboradas pela Comissão e aprovadas pelos dirigentes dos países da UE no quadro do Conselho Europeu. Estas recomendações terão depois de ser tidas em conta nas políticas e nos orçamentos dos países da UE. Em conjunto com o orçamento da UE, as recomendações por país são instrumentos fundamentais para a execução da estratégia Europa 2020.

Quatro anos depois, a Comissão apresentou uma proposta, aprovada pelo Conselho Europeu de 20-21 de março de 2014, no sentido de se proceder a um exame dos resultados alcançados no quadro da Estratégia Europa 2020. Em 5 de março de 2014, a Comissão adotou uma comunicação intitulada «Balanço da Estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo» (comunicação pdf - 129 KB [129 KB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) hrvatski (hr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv) e anexos pdf - 889 KB [889 KB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) hrvatski (hr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv) ), onde se faz um balanço preliminar dos resultados alcançados durante os primeiros anos de implementação da estratégia. Com base nestes últimos e no contexto de uma recuperação gradual das economias europeias, afigura-se oportuno refletir sobre a conceção da estratégia para os próximos anos.

Através do presente inquérito, pretendemos conhecer a sua opinião sobre os primeiros anos de execução da estratégia «Europa 2020», bem como sobre os elementos a ter em conta no respetivo desenvolvimento, a fim de definir uma estratégia de crescimento pós-crise para a UE. 

1 Em janeiro de 2014, a Comissão lançou um quadro para as políticas nos domínios da energia e do clima até 2030. Entre os objetivos principais deste novo quadro destacam-se uma redução das emissões de gases com efeito de estufa de 40 % em relação aos níveis de 1990, uma meta vinculativa à escala da UE de 27 % para a quota de energias renováveis e ambições renovadas para as políticas de eficiência energética.

Como pretende enviar a sua resposta*:




1. Balanço da estratégia Europa 2020 no período de 2010-14

Conteúdo e execução




Ferramentas




2. Adaptar a estratégia Europa 2020: a estratégia de crescimento para a Europa pós-crise

Conteúdo e execução





Ferramentas







* campo obrigatório