AA+A++Versão para impressãoMapa do sítioRSSRSS

Europa 2020: Portugal

Situação económica e perspetivas

A economia portuguesa manteve uma trajetória de recuperação moderada desde o início do segundo semestre de 2013, num contexto de crescente confiança das empresas e dos consumidores e de melhoria das condições de financiamento. A recuperação foi inicialmente liderada pelas exportações, mas tornou-se depois mais abrangente com o aumento do consumo privado. A situação do mercado de trabalho tem vindo a melhorar, com o emprego a aumentar e o desemprego a diminuir, mas a absorção do grande número de desempregados de longa duração permanece um desafio. As melhorias recentes do mercado de trabalho resultam em grande parte de uma taxa reduzida de destruição de emprego, enquanto que a taxa de criação de emprego aumentou de forma mais moderada.

 


 

Análise económica aprofundada 2016

Portugal encontra-se numa situação de desequilíbrios macroeconómicos excessivos. Um grande volume de dívida externa líquida, de dívida pública e privada, e uma avultada percentagem de créditos vencidos constituem vulnerabilidades, num contexto de elevado desemprego. A balança corrente ajustou-se a um pequeno excedente. Pese embora o declínio da dívida das famílias, a das empresas ainda pesa sobre o desempenho empresarial. Espera-se que a dívida pública decline gradualmente desde um nível muito elevado. Foram tomadas medidas políticas relativamente ao setor financeiro, ao acesso ao financiamento, aos processos por insolvência, ao funcionamento do mercado de trabalho, à educação e à sustentabilidade orçamental a longo prazo. Todavia, persistem lacunas em termos de medidas a nível dos mercados de serviços e produtos, da reestruturação da dívida empresarial e da área fiscal e de certos domínios do mercado de trabalho.

Ler uma análise completa da economia portuguesa no relatório sobre Portugal de 2016 pdf - 2 MB [2 MB] English (en)

Situação de Portugal em relação a outros países da UE em algumas áreas fundamentais English (en)

 


 

Recomendações 2015 (resumo)

A Comissão formulou cinco recomendações específicas dirigidas a Portugal para ajudar a melhorar o seu desempenho económico, abrangendo os seguintes domínios: finanças públicas, pensões e fiscalidade; fixação de salários; mercado do trabalho; setor financeiro; transportes.

 


 

Documentos do Semestre Europeu relativos a Portugal