AA+A++Versão para impressãoMapa do sítioRSSRSS

Discursos e apresentações sobre a estratégia Europa 2020

Europe's digital challenge
European Council, 24-25 October 2013

The European Council on the 24th and 25th October hosts a debate on the digital economy in Europe. Internet and e-services create five jobs for every two lost even in times of high unemployment. It is self-evident that the single market and the digital economy reinforce each other. Buying goods and services is much easier online – but it is also easier to spot where the single market is not working and to see the cost of fragmentation. The European Commission has prepared a paper proposing measures to address failings of the Digital Single Market.


Defender a causa da Europa
Discurso do Presidente Durão Barroso sobre o estado da União Europeia (11 de setembro de 2013)

Discurso sobre o estado da União de 2013 proferido pelo Presidente da Comissão Durão Barroso

No seu discurso sobre o estado da União de 2013, o Presidente Durão Barroso fez um apelo a todas as pessoas que se interessam pela Europa, independentemente das suas convicções politicas ou ideológicas e da sua origem, para que defendam a Europa com veemência.


Energy and tax fraud on the European Council agenda
European Council, 22 May

Speech by President Barroso on the preparations of the European Council of 22 May

Ahead of the European Council, President Barroso addressed the European Parliament in Strasbourg. He stressed energy and the fight against tax fraud and tax evasion as the two main topics of the Council meeting.


Carta do Presidente Durão Barroso aos membros do Conselho Europeu
11 de março de 2012

Carta do Presidente Durão Barroso aos membros do Conselho Europeu pdf - 11 KB [11 KB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

Em vésperas do Conselho Europeu, o Presidente Durão Barroso enviou uma carta aos membros do Conselho Europeu na qual afirma: «Ainda não saímos da crise, tal como demonstrado pelos inaceitáveis elevados níveis de desemprego, mas podemos observar que os esforços em termos de reformas fornecidos pelos Estados-Membros começam a dar resultados, corrigindo desequilíbrios muito importantes na economia europeia.»


Europa 2020: um plano para o mundo pós-crise
Reunião do Conselho de Lisboa sobre a estratégia Europa 2020, Bruxelas

Discurso do Presidente Durão Barroso: «Europa 2020: um plano para o mundo pós-crise» English

Na reunião sobre a estratégia Europa 2020, o Presidente Durão Barroso apresentou a abordagem da UE para fazer face aos atuais desafios económicos: confiança e competitividade são primordiais para garantir um crescimento sustentável e inclusivo.


É altura de respeitar os compromissos e passar à ação
Conselho Europeu de 18 de outubro de 2012

Discurso do Presidente Durão Barroso English

A resposta da UE à crise continua a avançar e é altura de passar dos compromissos à ação. A introdução do Mecanismo Único de Supervisão deverá romper definitivamente com a relação perniciosa entre dívida bancária e dívida soberana. Paralelamente, a Europa necessita de uma visão a longo prazo para assegurar a sustentabilidade da união económica e monetária com base numa integração mais profunda, na integridade do mercado único e numa capacidade orçamental credível.

  • Relatório sobre o Pacto para o Crescimento e o Emprego pdf - 691 KB [691 KB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

  • Conclusões do Conselho Europeu: «Completar a UEM (União Económica e Monetária)» English

  • Declaração do Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa conjunta realizada após a Cimeira Social Tripartida English

  • Cimeira Social: trabalhar em conjunto para um crescimento gerador de emprego e uma melhor governação económica English

  • Declaração dos chefes de Estado e de Governo dos países da zona euro sobre a Grécia English

  • Declaração do Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa realizada após o Conselho Europeu English

  • Durão Barroso: Conclusões do Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro de 2012 English


Discurso sobre o estado da União (2012)
Discurso do Presidente Durão Barroso durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, 12 de setembro de 2012

Discurso do Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso

No seu discurso anual sobre o estado da União, Durão Barroso apelou à criação de uma Federação de Estados-Nação e anunciou um plano para o aprofundamento da União Económica e Monetária. Defendeu ainda a adoção de um novo rumo e de uma nova forma de pensar para a Europa.


A necessidade de uma Europa mais unida
Artigo de Durão Barroso (29 de agosto de 2012)

Artigo do Presidente Durão Barroso English

«Em 12 de setembro, a Comissão apresentará propostas sobre a criação de um mecanismo único de supervisão bancária.»

«As propostas que a Comissão apresentará brevemente fazem parte de um conjunto mais vasto de medidas com vista a uma união económica, orçamental e política que redefinirá os contornos da integração europeia.»


Durão Barroso propõe uma união bancária
Discurso do Presidente Durão Barroso durante o debate na sessão plenária do Parlamento Europeu sobre o Conselho Europeu de 28 e 29 de junho de 2012

Discurso do Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso English

No Conselho Europeu de junho de 2012, os Chefes de Estado e de Governo e a Comissão Europeia debateram a estratégia da UE para o crescimento, que combina medidas imediatas para relançar a economia com uma visão a longo prazo para construir uma União Europeia mais forte. No discurso que proferiu perante o Parlamento Europeu, o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, sintetiza os principais elementos da resposta da UE à crise e da estratégia para o futuro crescimento da economia.


Retomar o crescimento, investir no nosso futuro
Conselho Europeu de 28 de junho de 2012

Apresentação do Presidente Durão Barroso: Retomar o crescimento, investir no nosso futuro pdf - 2 MB [2 MB]

Após análise da situação atual, o Presidente Durão Barroso expôs as propostas para a retoma do crescimento, uma prioridade premente para a Europa, salientando que o futuro orçamento da UE deve ser um orçamento de crescimento. Clique na ligação para aceder à apresentação do Presidente da Comissão ao Conselho Europeu.

  • «Financiamento estrutural da UE para o crescimento e o emprego» - Relatório ao Conselho Europeu, 28 e 29 de junho de 2012 pdf - 411 KB [411 KB]

  • Texto integral do discurso English

  • Ver o vídeo English

  • Declaração do Presidente da Comissão, Durão Barroso, no final da cimeira da zona euro English


«Reequilibrar juntos o crescimento global»
Declaração do Presidente Durão Barroso após a Cimeira do G20 no México, 19 de junho de 2012

Declaração do Presidente Durão Barroso

Na declaração que proferiu a seguir ao debate sobre a economia mundial e a crise da dívida europeia, Durão Barroso congratulou-se com o reconhecimento pelos líderes do G20 dos esforços da UE para fazer face à crise e destacou o apoio do G20 ao aprofundamento da integração europeia.

  • Ver o vídeo da conferência de imprensa English

  • Declaração conjunta sobre as relações comerciais UE/EUA English

  • Declaração conjunta sobre os resultados do G20 English

  • Declaração dos dirigentes do G20 English


Palavras introdutórias de Durão Barroso sobre as próximas medidas a adotar a favor da estabilidade, do crescimento e do emprego
Conferência de imprensa, Bruxelas, 30 de maio de 2012

Palavras introdutórias de Durão Barroso sobre as próximas medidas a adotar a favor da estabilidade, do crescimento e do emprego English

«Fizemos um verdadeiro exame clínico da situação orçamental e económica de cada um dos 27 Estados-Membros da UE e propusemos um tratamento, isto é, recomendações específicas sobre as reformas necessárias para assegurar a estabilidade, o crescimento e o emprego.»


Objetivo Crescimento: assegurar o futuro da Europa através do crescimento e da estabilidade
Discurso do Presidente da Comissão Durão Barroso, 29 de maio de 2012

Discurso do Presidente Durão Barroso: Objetivo Crescimento: assegurar o futuro da Europa através do crescimento e da estabilidade English

Não podemos beneficiar de um crescimento sustentável enquanto a dívida se mantiver insustentável. Começamos agora a assistir a um reequilíbrio da economia europeia. Em toda a Europa, os défices estão a decrescer, sendo essa a melhor forma de fomentar a confiança e reduzir os custos dos empréstimos contraídos. Devemos ter em mente que cada euro que pouparmos no serviço da dívida é um euro que podemos utilizar para estimular o emprego e o investimento.


Necessitamos tanto de estabilidade como de crescimento
Durão Barroso apresenta os resultados iniciais da luta contra o desemprego juvenil mediante a utilização dos fundos estruturais da UE, 23 de maio de 2012

Luta contra o desemprego juvenil: utilizar os fundos estruturais da UE para ajudar os jovens pdf - 81 KB [81 KB]

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apresentou hoje aos Chefes de Estado e de Governo os resultados iniciais dos grupos de ação conjunta para reduzir os elevados níveis do desemprego juvenil. O documento descreve a forma como as verbas da União Europeia são utilizadas para financiar a formação e a inserção no mercado de trabalho.


Uma oportunidade para fomentar o crescimento: mensagem da Comissão Europeia para assinalar a data de 9 de maio
8 de maio de 2012

Declaração do Presidente Durão Barroso: «Uma oportunidade para fomentar o crescimento: mensagem da Comissão Europeia para assinalar a data de 9 de maio» pdf - 100 KB [100 KB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

Em 9 de maio, o colégio dos comissários debateu um documento intitulado «Tomar decisões: ações a favor do crescimento e ações a favor do emprego». Após o debate, o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, declarou: «A pedra angular da nossa resposta é uma abordagem que consiste em fomentar, simultaneamente, a estabilidade e o crescimento. Isso implica, em primeiro lugar, não deixar de centrar os nossos esforços na procura da estabilidade. Para aumentar a confiança e diminuir os custos dos empréstimos, é essencial reduzir a dívida e os défices. Cada euro utilizado para pagar juros é menos um euro para fomentar o emprego e o investimento (…) Em segundo lugar, devemos acelerar o ritmo das reformas estruturais. Os Estados-Membros devem reduzir os impostos sobre o trabalho, para estimular a criação de emprego (…) Em terceiro lugar, é necessário reforçar o investimento. E se queremos mesmo investir para fomentar o crescimento, é necessário que o orçamento da UE para os próximos sete anos dê prioridade a medidas que fomentem o crescimento em detrimento da orientação para a despesa."


Os Estados-Membros devem envidar mais esforços para colmatar o fosso entre a vontade política e as decisões tomadas no terreno
Parlamento Europeu, 13 de março de 2012

Discurso do Presidente Durão Barroso sobre os resultados do Conselho Europeu da Primavera English

O Presidente Durão Barroso apresentou ao Parlamento Europeu os resultados do Conselho Europeu da Primavera, nomeadamente no que respeita à Grécia e às medidas a favor da estabilidade financeira e do crescimento que permite a criação de emprego, no âmbito da estratégia Europa 2020.

  • Carta aos membros do Conselho Europeu pdf - 471 KB [471 KB]

  • Anexo à carta pdf - 647 KB [647 KB]

  • Declaração do Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa que antecedeu o Conselho Europeu, 29 de fevereiro de 2012 English

  • Texto integral do discurso (conferência de imprensa intercalar) English

  • Texto integral do discurso (conferência de imprensa final) English


Assinatura do Tratado sobre Estabilidade, Coordenação e Governação
2 de março de 2012

Declaração do Presidente Durão Barroso na cerimónia de assinatura do Tratado sobre Estabilidade, Coordenação e Governação na União Económica e Monetária English

O Presidente Durão Barroso manifestou a sua convicção de que «graças a este Tratado, bem como a outros tratados e instrumentos jurídicos já em vigor, tais como o chamado pacote das seis propostas legislativas, a UEM, a estratégia Europa 2020 a favor do crescimento e do emprego e os fundos estruturais, conseguiremos combinar a estabilidade com o crescimento.»

  • Ver vídeo English


«Estratégia Europa 2020: construir os alicerces da futura prosperidade»
Cimeira sobre a estratégia Europa 2020, 27 de fevereiro de 2012

Discurso do Presidente Durão Barroso: «Estratégia Europa 2020: construir os alicerces da futura prosperidade» English

No seu discurso, Durão Barroso pronunciou-se sobre os graves desafios estruturais que a Europa enfrenta atualmente, aos quais só é possível fazer face mediante reformas profundas, levadas a cabo pelos Estados-Membros, mas de caráter «verdadeiramente europeu» e assentes nos trunfos que a Europa possui.

  • Ver vídeo English


Crescimento e emprego: Próximas etapas
Conselho Europeu informal de 30 de janeiro de 2012

Apresentação do Presidente Durão Barroso - Crescimento e emprego: Próximas etapas pdf - 2 MB [2 MB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

Emprego juvenil, realização do mercado interno e apoio às PME - O Presidente Durão Barroso informou os chefes de Estado e de Governo sobre as principais medidas propostas pela Comissão Europeia para promover o crescimento: acelerar a aplicação do Ato para o Mercado Único, racionalizar as despesas do Fundo Social Europeu para criar emprego juvenil e dirigir os financiamentos para as PME.

  • Principais pontos da apresentação pdf - 42 KB [42 KB]

  • Informações gerais: Principais dados sobre o crescimento, o emprego e a competividade pdf - 3 MB [3 MB]

  • Declaração do Presidente na sequência do Conselho Europeu informal English

  • Declaração dos membros do Conselho Europeu, 30 de janeiro de 2012: Rumo a uma consolidação propícia ao crescimento e um crescimento favorável ao emprego English


Governação económica: Declaração sobre o acordo internacional
Sessão plenária do Parlamento Europeu, 18 de janeiro de 2012

Declaração do Presidente Durão Barroso: «Este acordo pode ser um instrumento importante para a criação de uma agenda sólida para a estabilidade e o crescimento, baseada na estratégia Europa 2020, e também para o roteiro apresentado pela Comissão.» English

No Parlamento Europeu, o Presidente Durão Barroso descreveu o acordo internacional como um elemento essencial de um pacote de medidas mais amplo para dar uma resposta à crise da dívida soberana, incluindo um Mecanismo Europeu de Estabilidade reforçado, que é absolutamente necessário para a estabilidade e a coesão da zona euro.

  • Assista à declaração do Presidente English


Europa 2020: importa agir imediatamente
Debate do Parlamento Europeu sobre o início da presidência dinamarquesa, 18 de janeiro de 2012

Declaração de abertura do Presidente Durão Barroso: «A estratégia Europa 2020 não é uma estratégia que pode esperar até 2020 – importa agir imediatamente» English

Por ocasião do início da presidência dinamarquesa e do debate plenário no Parlamento Europeu, o Presidente Durão Barroso exprimiu a convicção de que a Dinamarca terá um contributo decisivo para o projeto comum europeu. O Presidente recordou a posição da Comissão sobre uma resposta à crise que vá além da consolidação orçamental, e sublinhou a importância de de que se reveste a aplicação das medidas da estratégia Europa 2020.

  • Declaração de abertura do Presidente Durão Barroso English

  • Siga em direto o debate no Parlamento Europeu English

  • Observações finais do Presidente Durão Barroso English

  • Declaração do Presidente por ocasião da conferência de imprensa após a apresentação do programa da presidência dinamarquesa da UE English

  • Notícias anteriores sobre a visita do Colégio à Dinamarca, 11 a 12 de janeiro de 2012

  • Conferência de imprensa conjunta na sequência da apresentação do programa da presidência dinamarquesa da UE English


Pacto para o Euro Plus: ponto da situação
Reunião do Conselho Europeu de 9 de dezembro de 2011

Apresentação do Presidente Durão Barroso: Pacto para o Euro Plus: ponto da situação pdf - 2 MB [2 MB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

Promover a competitividade e o emprego, a estabilidade financeira e a sustentabilidade das finanças públicas é essencial para se atingir o objetivo estabelecido na estratégia Europa 2020 de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. O Presidente Durão Barroso referiu-se aos progressos realizados na aplicação do Pacto para o Euro Plus e sublinhou a sua importância para a saída da UE da crise.

  • Discurso do Presidente sobre as conclusões do Conselho Europeu de dezembro English

  • Observações finais do Presidente sobre as conclusões do Conselho Europeu de dezembro English

  • Informações sobre o Pacto para o Euro Plus pdf - 3 MB [3 MB] English (en)

  • Declaração dos chefes de Estado e de Governo dos países da zona euro English

  • Conclusões do Conselho Europeu English


Reforçar a governação económica europeia
Debate no Parlamento Europeu sobre a governação económica, 16 de novembro de 2011

Discurso do Presidente Durão Barroso: «No futuro, temos de reforçar ainda mais a integração» English

No seu discurso perante o Parlamento Europeu sobre a governação económica, o Presidente Durão Barroso confirmou que a Comissão iria propor a adoção da análise anual do crescimento (2012), que definirá as prioridades políticas da UE em matéria de crescimento e emprego para os próximos 12 a 18 meses.

  • Declaração do Presidente Durão Barroso sobre a governação económica English


As fontes de crescimento da Europa
Reunião do Conselho Europeu de 23 de outubro de 2011

Apresentação do Presidente Durão Barroso: As fontes de crescimento da Europa pdf - 2 MB [2 MB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

O PIB europeu cresceu mais de 30% nos últimos 15 anos e foram criados 23 milhões de novos postos de trabalho, mas há ainda margem para mais. Importa dar mais atenção à I&D, à redução da burocracia e à concessão de crédito às empresas. A indústria transformadora desempenha ainda um papel fundamental no relançamento da economia europeia, especialmente a nível das tecnologias limpas, domínio onde a Europa é líder mundial. São também fatores fundamentais uma melhor educação e um nível de emprego mais elevado. Por outro lado, os fundos estruturais também são decisivos, sublinhou o Presidente Durão Barroso.

  • Declaração do Presidente Durão Barroso na sequência da reunião dos chefes de Estado e de Governo dos países da zona euro English

  • Declaração do Presidente Durão Barroso na sequência do Conselho Europeu English

  • Conclusões do Conselho Europeu English

  • Informações sobre as fontes de crescimento pdf - 4 MB [4 MB]

  • Mais informações sobre as fontes de crescimento English

  • Ligação para a comunicação - Roteiro para a estabilidade e o crescimento pdf - 39 KB [39 KB]

  • Roteiro - vídeos English


O Conselho e o Parlamento chegam a acordo quanto à governação económica
20 de setembro de 2011

Declaração do Presidente Durão Barroso: «Este acordo constitui uma ferramenta importante para a UE e os seus Estados-Membros evitarem a armadilha do endividamento insustentável» English

Um acordo foi concluído um ano depois de a Comissão ter apresentado um pacote constituído por seis propostas legislativas destinadas a reforçar a governação económica da União Europeia e, em particular, a zona euro. Na sua declaração, o Presidente Durão Barroso salientou os benefícios desse acordo.


O Semestre Europeu: Ponto da situação
Reunião do Conselho Europeu, 23 a 24 de junho de 2011

Apresentação do Presidente Durão Barroso pdf - 337 KB [337 KB]

A União Europeia enfrenta uma crise económica e financeira sem precedentes. São necessárias uma maior coesão e uma coordenação reforçada para garantir um crescimento maior e mais sustentável que tenha um impacto social mínimo. Por ocasião do Conselho Europeu, o Presidente Durão Barroso apresentou as conclusões do primeiro Semestre Europeu, um ciclo anual de coordenação da política económica que visa alcançar os objetivos globais da estratégia Europa 2020.

  • Discurso do Presidente Durão Barroso sobre os preparativos para o Conselho Europeu no Parlamento Europeu English

  • Declaração do Presidente Durão Barroso na sequência do Conselho Europeu English

  • Discurso do Presidente Durão Barroso perante o Parlamento Europeu sobre as conclusões do Conselho Europeu English

  • Declaração na conferência de imprensa na sequência do primeiro dia do Conselho Europeu English

  • Carta aos membros do Conselho Europeu pdf - 289 KB [289 KB]

  • Conferência de imprensa preliminar ao Conselho Europeu English

  • Objetivos da estratégia Europa 2020 pdf - 188 KB [188 KB]

  • Conclusões do Conselho Europeu pdf - 160 KB [160 KB]

  • Vídeo: José Manuel Durão Barroso durante o debate com os deputados europeus sobre as conclusões do Conselho Europeu English


Recomendações para cada país (2011)
7 de junho de 2011

Declaração do Presidente Durão Barroso: «Se todos nos esforçarmos realmente, a Europa poderá sair da crise e a nossa futura prosperidade estará assegurada.»

O Presidente Durão Barroso sublinhou que, com a publicação das suas recomendações específicas para os 27 países da UE, a Comissão Europeia deu mais um passo decisivo para ajudar cada país a atingir as metas fixadas para o crescimento e o emprego, colocando assim a economia europeia no bom caminho.

  • Comunicado de imprensa

  • Perguntas frequentes Deutsch English français

  • Avaliação global pela Comissão pdf - 55 KB [55 KB]

  • Recomendações para cada país (2011), programas nacionais de reforma e programas nacionais de estabilidade e convergência Deutsch (de) hrvatski (hr)


Uma verdadeira mudança do curso dos acontecimentos a nível da governação económica
Reunião do Conselho Europeu de 24 a 25 de março de 2001

Declaração do Presidente Durão Barroso na sequência do Conselho Europeu: «Reforçámos a nossa união monetária com uma união económica» English

Após o Conselho Europeu da primavera, o Presidente Durão Barroso manifestou a sua satisfação pelo facto de a união monetária ter sido reforçada graças a uma união económica mais estreita.

  • Discurso do Presidente Durão Barroso no debate preliminar do Conselho Europeu English

  • Discurso do Presidente Durão Barroso proferido no primeiro dia após o Conselho English

  • Conclusões do Conselho Europeu English


Europa 2020: Passou um ano. Faltam mais nove.
Conferência do Conselho, Lisboa, 15 de março de 2011

Declaração do Presidente Durão Barroso: «O nosso objetivo é simples: mais emprego, melhores condições de vida e uma melhor qualidade de vida para todos os europeus.» English

O Presidente Durão Barroso reiterou que a estratégia Europa 2020 visa criar uma Europa que aspira aos mais altos padrões mundiais. Sublinhou que o Pacto para o Euro remete claramente para a estratégia Europa 2020 e adota ao mais alto nível político um pacote de medidas concretas da estratégia para assegurar a sua imediata execução.

  • Ver vídeo English


Prioridades para a Europa: Energia e inovação
Conselho Europeu de 4 de fevereiro de 2011

Apresentação do Presidente Durão Barroso: Prioridades energéticas para a Europa pdf - 608 KB [608 KB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

Apresentação do Presidente Durão Barroso: Prioridades em matéria de inovação para a Europa pdf - 424 KB [424 KB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

Dois dos principais desafios da UE são dispor de uma energia mais barata, mais ecológica e mais abundante e produzir inovações de vanguarda a nível mundial. As despesas com a energia correspondem a 2,5% do PIB da União Europeia e a 80% das respetivas emissões de gases com efeito de estufa. O Presidente Durão Barroso sublinhou a necessidade de uma coordenação adequada das políticas neste domínio para aumentar a eficácia energética, criar um mercado europeu da energia e reduzir a dependência da UE de fornecedores externos. Um investimento de 3 % do PIB europeu na investigação e no desenvolvimento permitiria à UE manter a sua vantagem em matéria de crescimento inteligente.

  • Informações gerais sobre o setor da energia na Europa pdf - 746 KB [746 KB] English (en)

  • Projetos europeus no setor energético financiados pelo programa de relançamento da economia europeia pdf - 4 MB [4 MB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

  • Informações gerais sobre inovação pdf - 430 KB [430 KB] English (en)

  • Conclusões do Conselho Europeu English


Análise anual do crescimento
Início do Semestre Europeu, 12 de janeiro de 2011

Discurso do Presidente Durão Barroso sobre a análise anual do crescimento: «Com a análise anual do crescimento, começa uma nova etapa da integração europeia. É a concretização da nossa governação económica.» English

O Presidente Durão Barroso apresentou a análise anual do crescimento que marca o início do primeiro Semestre Europeu e imprime uma orientação clara à Europa sobre o caminho a seguir no próximo ano.

  • Análise anual do crescimento de 2011 hrvatski (hr)

  • O Semestre Europeu: uma nova arquitetura para a nova governação económica da UE - Perguntas e respostas English

  • Análise anual do crescimento: Resumo das análises e das mensagens económicas English

  • A presidência húngara está empenhada num bom desenrolar do Semestre Europeu English

  • Declaração de László Andor sobre a análise anual do crescimento English

  • A Alemanha congratula-se com a análise anual do crescimento pdf - 43 KB [43 KB]

  • Declaração de Olli Rehn sobre a análise anual do crescimento English


Não existem «défices gratuitos»
A Comissão propõe legislação sobre governação económica, 29 de setembro de 2010

Observações preliminares do Presidente Durão Barroso: Estas propostas constituem as medidas mais importantes em matéria de governação económica desde a adoção do Pacto de Estabilidade e Crescimento English

O Presidente Durão Barroso definiu as propostas como as medidas mais importantes em matéria de governação económica desde a adoção do Pacto de Estabilidade e Crescimento e declarou-se convicto de que as mesmas irão alterar profundamente a forma de abordar a governação económica. O papel da Comissão é garantir que os cidadãos pagam hoje impostos para receber algo em troca amanhã.

  • Comunicado de imprensa

  • Pacote relativo a governação económica (1): Reforçar o Pacto de Estabilidade e Crescimento English

  • Pacote relativo a governação económica (2): Prevenir e corrigir os desequilíbrios macroeconómicos English

  • Pacote relativo a governação económica (3): Cronologia e panorama do novo quadro de vigilância e de execução English

  • Propostas legislativas English (en)


O Conselho Europeu aprova os objetivos da estratégia Europa 2020
Reunião do Conselho Europeu de 17 de junho de 2010

Declaração do Presidente Durão Barroso: «Arregaçámos as mangas e mostrámos que podemos trabalhar em conjunto quando existe vontade política nesse sentido» English

O Presidente Durão Barroso manifestou o seu contentamento com o desenrolar do Conselho, que aprovou unanimemente não só as respetivas conclusões gerais, mas também os objetivos concretos para a estratégia Europa 2020 a favor do crescimento e do emprego na Europa.


A estratégia Europa 2020, uma abordagem holística do crescimento
Debate sobre a estratégia Europa 2020 no Parlamento Europeu, 5 de maio de 2010

Discurso do Presidente Durão Barroso: «Uma escolha fundamental: A estratégia Europa 2020, uma abordagem holística do crescimento» English

O Presidente Durão Barroso apresentou uma série de soluções, incluídas na estratégia Europa 2020, para ajudar a Europa a sair da crise, tendo sublinhado que, apesar das medidas que serão tomadas a nível europeu, as reformas em cada um dos 27 países da UE são igualmente importantes.


«A estratégia Europa 2020 necessita do empenhamento de todos»
Cimeira Social Tripartida, Bruxelas, 25 de março de 2010

Observações preliminares do Presidente Durão Barroso: «A estratégia Europa 2020 necessita do empenhamento de todos» English

O Presidente Durão Barroso sublinhou a importância, para as instituições europeias, os Estados-Membros, os parceiros sociais, as regiões e todas as outras partes interessadas, de uma estreita cooperação para converter a UE numa economia inteligente, sustentável e inclusiva, que proporcione níveis elevados de emprego.


Metas bem definidas para a estratégia Europa 2020
Sessão plenária do Parlamento Europeu em vésperas do Conselho Europeu de Bruxelas de 24 de março de 2010

Discurso do Presidente Durão Barroso English

O Presidente Durão Barroso sublinhou a importância de os dirigentes da UE definirem objetivos claros para a estratégia Europa 2020.


Europa 2020: Estratégia para um crescimento e emprego sustentáveis
Conselho Europeu informal, 11 de fevereiro de 2010

Apresentação pelo Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, da estratégia Europa 2020 para o crescimento sustentável English

Crescimento baseado no conhecimento e na inovação, uma sociedade inclusiva com uma taxa de emprego elevada e uma economia sustentável e competitiva: são estas as prioridades da estratégia Europa 2020, a estratégia da União para um crescimento e emprego sustentáveis, que o Presidente Durão Barroso apresentou ao Conselho Europeu informal.