Navigation path

O FSE nas notícias

Apoio com financiamento prioritário

16/04/2013

Puzzle
© Istockphoto/ yurok

Portugal lançou uma nova iniciativa de financiamento para combater a pobreza e o desemprego e apoiar os grupos desfavorecidos em territórios vulneráveis

Portugal lançou a nova fase de financiamento para os "Contratos Locais de Desenvolvimento Social" (CLDS+) que vão contar com 10 milhões de euros para o combate à pobreza, ao desemprego e à exclusão social. Baseados num primeiro projeto-piloto, os CLDS+ vão financiar projetos a pequena escala para melhorar a empregabilidade das pessoas, incluindo a dos jovens; ajudar a evitar a pobreza, em particular entre as crianças; e promover a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência.

No âmbito do programa CLDS+, as autoridades locais e as ONG sociais podem candidatar-se a subsídios para ajuda direcionada a grupos desfavorecidos específicos. No lançamento do programa CLDS+, o Ministro Pedro Mota Soares disse, "É muito importante dar esta estabilidade às instituições sociais, com uma nova geração de contratos locais de desenvolvimento social acima de tudo focados em regiões do país que têm maiores problemas de desemprego." Estão atualmente em curso 79 projetos no âmbito deste programa, que é cofinanciado pelo FSE.