Navigation path

Apoiar parcerias locais

A experiência mostra que muitos dos problemas abordados pelos projetos do FSE podem ser assuntos complicados. Nesses casos, o FSE apoia parcerias entre organizações, incluindo ao nível das comunidades locais, que possam garantir a massa crítica necessária para encontrar e implementar soluções, por exemplo, ao criar um melhor acesso aos serviços de saúde.

Os projectos e os programas do FSE envolvem muitos agentes na sua preparação e implementação, não só as instituições europeias e nacionais, mas igualmente as autoridades regionais e locais, as ONG, as comunidades locais e os parceiros sociais, incluindo organizações de trabalhadores e representantes de empresas.

  • O FSE promove o trabalho em rede entre as partes interessadas ao nível local, regional, nacional e da UE, nas áreas do emprego e da inserção no mercado de trabalho .
  • Além disso, incentiva a inclusão dos parceiros sociais e das ONG nos projetos do FSE, nomeadamente quando esses projetos incidem sobre a inclusão social, a igualdade de género e a igualdade de oportunidades.

O apoio ao desenvolvimento local orientado para a comunidade é uma abordagem ascendente que reconhece que as pessoas e os grupos locais, em especial os de comunidades relativamente isoladas, podem ter um maior conhecimento dos problemas locais que devem ser abordados, assim como um maior sentimento de pertença e compromisso para com o sucesso dos projetos. Em conjunto com outros fundos, como o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  , o qual financia infraestruturas, o FSE pode apoiar os elementos ligados ao emprego e à inclusão social das estratégias de desenvolvimento orientado para a comunidade.

  • O apoio do FSE pode abordar questões como a melhoria do acesso a serviços públicos e de saúde, a redução das taxas de abandono  nas escolas locais e a promoção do empreendedorismo  entre as comunidades locais para ir ao encontro das necessidades locais.
  • Os projetos do FSE também podem ajudar a reforçar a capacidade dos parceiros baseados na comunidade para conceber e implementar uma estratégia de desenvolvimento local, com base em necessidades identificadas, e conseguir recursos para o seu financiamento. Este apoio pode implicar formação para os participantes e o recurso a peritos externos.