Navigation path

Promover empresas sociais

O FSE está a apoiar ativamente a criação de empresas sociais enquanto fontes de emprego, em especial para grupos de pessoas que, por qualquer motivo, tenham dificuldade em conseguir emprego. Estes incluem jovens desempregados de longa duração, pessoas com deficiência e habitantes de comunidades rurais.

Enquanto organizações, as empresas sociais encontram-se entre os setores público e privado. Embora o seu funcionamento tenha um fundamento comercial, o seu principal objetivo é servir as suas comunidades de uma ou várias formas. Tal inclui a criação de oportunidades de emprego para pessoas que de outro modo ficariam desempregadas . Tome-se como exemplo uma loja de roupa usada numa vila. Emprega pessoas deficientes na recolha, seleção, limpeza e revenda das roupas usadas. Outro exemplo é uma empresa situada numa região rural que dá formação a mulheres nas competências de que as empresas locais necessitam, ajuda-as a estabelecerem-se como trabalhadoras por conta própria para servir o setor do turismo ou vender produtos agrícolas locais. Existem muitas variantes de empresas sociais e estas podem ser bastante inovadoras na sua abordagem.

Shutterstock/108462653

O FSE apoia uma vasta gama de empresas sociais voltadas para grupos que se defrontam com obstáculos específicos para poder trabalhar : pessoas com deficiência ou problemas de saúde mental, ex-reclusos, comunidades marginalizadas e muitas outras.

Este apoio assume várias formas. Pode implicar a formação em gestão dos administradores das empresas para a aquisição de competências nas áreas dos recursos humanos, legislação laboral, higiene e segurança e muito mais. Em alternativa, pode incluir as competências técnicas específicas exigidas por uma empresa: conhecimento do setor turístico, competências de venda e marketing ou competências e saber-fazer no aconselhamento de empresas locais em fase de arranque. O FSE também ajuda as empresas sociais na procura de apoio financeiro para as suas atividades e avalizando a sua sustentabilidade a longo prazo.