Navigation path

Promover o acesso à educação

O FSE está a ajudar mais jovens a prosseguir os estudos e a obter as qualificações de que necessitam para um emprego ou carreira. Está também a assegurar um maior acesso a educação de alta qualidade com projetos para ajudar as crianças de grupos desfavorecidos e minorias a obter as qualificações académicas essenciais.

Um em cada cinco jovens europeus abandona o ensino precocemente e não conclui o ensino secundário, o que equivale a cerca de 6 milhões em cada ano. Isto não é nada abonatório para as suas perspetivas de emprego e para as hipóteses de tirarem partido das suas capacidades. O abandono do ensino secundário fecha muitas portas ao sucesso e ao desenvolvimento da carreira. Por este motivo, o FSE apoia iniciativas em toda a Europa que ajudem os jovens a prosseguir os estudos e a obter as competências e qualificações que abrem portas a bons empregos e a carreiras gratificantes.

  • Muitos dos projetos do FSE que visam reduzir o abandono escolar precoce adotam uma abordagem individualizada. Os estudantes identificados como estando em risco são acompanhados e aconselhados quanto às suas aspirações profissionais e às qualificações de que necessitam. Nas escolas, os professores e os conselheiros de orientação profissional estão a receber a formação de que necessitam para identificar e acompanhar estes jovens.
Istockphoto/2062528
  • Para aumentar o entusiasmo entre os jovens, organizam-se visitas a fábricas e empresas locais em colaboração com as mesmas – para mostrar aos estudantes aquilo a que podem aspirar e o que necessitam para lá chegar.
  • Noutros projetos, as famílias de jovens em risco – cujos membros podem ser, eles próprios, pouco qualificados – são incentivadas a esforçar-se para manter os alunos na escola. Os estudantes em risco podem ser originários de grupos particularmente desfavorecidos, tais como comunidades imigrantes ou minorias romanichéis. Nesses casos, os projetos do FSE são adaptados a cada situação específica – oferecendo competências linguísticas, promovendo modelos de referência e, sendo necessário, proporcionando oportunidades de aprendizagem de recuperação.
  • O FSE apoia a realização de programas televisivos, iniciativas online, concursos, exposições, espetáculos e eventos orientados para a tecnologia, para mostrar aos estudantes as várias oportunidades que os setores técnicos e das tecnologias da informação lhes podem oferecer para as suas futuras carreiras.