Navigation path

Investir na educação

O FSE está a financiar iniciativas em toda a UE para melhorar a educação e a formação, de forma a garantir que os jovens concluam os seus estudos e obtenham as competências que os tornam mais competitivos no mercado de trabalho. Uma das prioridades centrais é reduzir as taxas de abandono escolar, a par do aumento das oportunidades no ensino profissional e superior.

Os programas e projetos do FSE estão a ajudar a melhorar o desempenho global do setor da educação desde o ensino pré-escolar até às universidades, passando pela aprendizagem ao longo da vida e pelos sistemas de formação profissional. Existem três resultados principais em vista:

O apoio do FSE à educação abrange um vasto leque de atividades. Estão a ser implementados novos currículos escolares para proporcionar aos jovens um melhor início de vida e os professores estão a receber formação para melhorar o seu desempenho. A par da educação geral, os alunos estão a adquirir as competências que os ajudarão a optar pela carreira que desejam e a conseguir os empregos de que a indústria necessita.

Istockphoto/18501706

O FSE está a ajudar as universidades e as instituições de formação profissional a estabelecer relações mais próximas com empresas e empregadores nos seus países e regiões – de forma a facilitar a passagem dos diplomados da escola para o emprego. Adicionalmente, os fundos do FSE apoiam pós-graduações em investigação e desenvolvimento para aumentar o número de jovens empresários e inovadores, especialmente nos setores da alta tecnologia.

Para além de dar um impulso aos sistemas de ensino, o FSE também dirige a sua atenção para os respetivos clientes – crianças em idade escolar, estudantes universitários e candidatos a emprego que procurem obter formação e novas competências. Existem muitos projetos que estão a tomar medidas para reduzir o abandono escolar precoce e garantir que os jovens adquirem as competências e qualificações adequadas – especialmente entre grupos vulneráveis como as minorias e os que têm antecedentes de imigração. Outros estão a assegurar que os trabalhadores e os candidatos a emprego usufruem de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para manter as suas competências e qualificações atualizadas à medida que as necessidades das indústrias e da economia evoluem.