Navigation path

Formação eficaz

O mundo dos negócios e do emprego está sempre a evoluir, a um ritmo cada vez mais acelerado. Novos produtos, serviços e tecnologias exigem novas competências dos trabalhadores. O FSE está a ajudar a construir uma cultura de formação e aprendizagem ao longo da vida que permita aos trabalhadores e empregadores manter as suas competências atualizadas.

A aprendizagem já não termina à saída da escola. Tornou-se um processo para toda a vida. À medida que aparecem novos produtos e serviços, se adotam tecnologias e processos inovadores e os setores industriais e as empresas se reorganizam para serem mais competitivos, é necessário que a mão-de-obra europeia se adapte a um ambiente onde a mudança é normal e as novas competências são sempre bem-vindas. Existem muitos milhares de projetos do FSE que estão a ajudar os trabalhadores a obter estas novas competências e a assumir o controlo das suas carreiras.

  • Em colaboração com os parceiros sociais, os projetos do FSE estão a promover o desenvolvimento de competências e a formação, em especial no domínio das competências transferíveis como a informática, as línguas e o empreendedorismo. Por exemplo, nos casos em que se verifique o declínio de setores industriais tradicionais e a ameaça de despedimentos, o FSE financia planos de reconversão que ajudem os trabalhadores a adquirir competências para trabalhar em novos setores.
Shutterstock/114470710
  • Os organismos de formação profissional recebem ajuda para alinhar a sua atividade letiva com as exigências do mercado de trabalho, incentivando à criação de mais planos de aprendizagem e estágios em empresas.
  • Para melhorar a mobilidade dos trabalhadores, os planos de certificação de qualidade da formação profissional estão a ser alinhados com os padrões europeus. Adicionalmente, o FSE está a ajudar a abrir caminhos flexíveis através do sistema de ensino e formação, incluindo o desenvolvimento de qualificações a nível europeu.

Para além de ajudar centenas de milhares de indivíduos a terem acesso à formação que desejam, o FSE também está a incentivar as instituições de formação profissional e as universidades a aumentar a relevância e a abrangência dos cursos que oferecem às empresas e às pessoas. Mais concretamente, garantir que aquilo que é ensinado é o mais adequado para obter emprego, melhora o desempenho e oferece ao formando melhores perspetivas de emprego.