EPALE
Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa

Home page

Home page

Bem-vindo à EPALE

A EPALE é a nova comunidade multilíngue de profissionais de educação de adultos como você! Destina-se a ajudá-lo a cooperar para melhorar a qualidade e a oferta de educação de adultos na Europa, estabelecer um forte setor pan-europeu de educação de adultos e permitir-lhe, na qualidade de profissional e de multiplicador de educação de adultos, chegar a todos os adultos.

Assim, caso esteja envolvido na educação de adultos como profissional ou voluntário, decisor político ou académico, a EPALE está a ser construída para si! 

Mais

EPALE - a plataforma eletrónica para
a educação de adultos na Europa

A EPALE é uma comunidade multilíngue de adesão livre financiada pela Comissão Europeia e constitui o exemplo mais recente do compromisso contínuo de melhoria da qualidade da oferta de educação de adultos na Europa. Informe-se aqui sobre a política da UE em matéria de educação de adultos.

Este sítio web foi especialmente concebido para atrair o interesse de professores, formadores, investigadores, académicos, decisores políticos e qualquer outra pessoa que exerça funções profissionais na educação de adultos em toda a Europa.

Nas próximas semanas, encontrará neste sítio web ferramentas muito úteis, incluindo um calendário de eventos e uma área de identificação de parceiros.  Com efeito, pretendemos que a EPALE disponibilize, num espaço único, tudo aquilo que precisa saber sobre educação de adultos em toda a Europa.

À medida que o sítio evolui terá oportunidade de trocar informações, pontos de vista, ideias e recursos com outros participantes em toda a Europa.

Os conteúdos estarão organizados em cinco grandes temas na área da educação de adultos. Pode informar-se  aqui das nossas sugestões para os temas principais.

Pretendemos envolver a comunidade da educação de adultos em todo o desenvolvimento da EPALE, para corresponder às suas expectativas e dar-lhe tudo o que espera de uma comunidade on-line à escala europeia. 

Ajude a dar forma à EPALE!

Welcome to EPALE – the online community for adult learning professionals in Europe!

Damos-lhe as boas-vindas à EPALE – a comunidade on-line para os profissionais de educação de adultos na Europa!

Nunca tinha ouvido falar na EPALE? É natural, trata-se de uma iniciativa muito recente na área da educação de adultos, financiada pela Comissão Europeia. Integra-se num compromisso a longo prazo de promover melhorias e favorecer o trabalho em rede no setor da educação de adultos em toda a Europa, oferecendo a cada adulto a possibilidade de aceder a oportunidades de aprendizagem de alta qualidade.

Então, porque estamos a criar a  EPALE? A educação de adultos é cada vez mais importante para a economia e a sociedade europeia. Um recente estudo internacional sobre as competências dos adultos indica que a Europa tem um desempenho menos satisfatório do que muitos dos seus concorrentes. Um quinto dos adultos na UE apresenta baixos níveis de literacia e numeracia e um quarto não sabe utilizar adequadamente as tecnologias digitais.

A UE e os Estados-Membros reconhecem a importância da aprendizagem ao longo da vida tendo fixado um objetivo de participação da população europeia em idade ativa em 15% até 2020– ainda assim, a maioria dos países está ainda muito longe deste resultado. Esta necessidade foi destacada na Agenda Europeia para a Educação de Adultosa par de um esforço para aumentar a qualidade e a integração das oportunidades de aprendizagem.

A Comissão Europeia reconhece que muito mais pode ser feito para ajudar os profissionais em toda a Europa a trabalhar e a aprender em conjunto, daí a criação deste recurso multilíngue. Graças à supressão das barreiras linguísticas, poderão circular de forma mais fácil e aberta materiais, instrumentos, recursos e ideias, contribuindo para a promoção das boas práticas e ajudando a elevar os padrões existentes.

Subscreva o boletim informativo

Subscreva o boletim informativo para podermos informá-lo sobre a evolução do sítio web EPALE. Abrimos também uma conta no Twitter  para ajudar a promover o inquérito. (Para já, usaremos o Twitter, a menos que nos diga que não gosta!)

Da Equipa de Apoio Central :
(Somos responsáveis por tudo o que se passa nos bastidores, para garantir que a EPALE é atual, pertinente e eficiente. Estamos a criar o novo sítio web da EPALE e em breve apresentaremos uma série de funcionalidades interessantes!)