Percurso de navegação

O que é o EDEN?

O acrónimo EDEN («European Destinations of Excellence») designa os Destinos Europeus de Excelência, um projecto que tem por objectivo fomentar modelos de desenvolvimento sustentável através da União Europeia. Trata-se de uma iniciativa no âmbito da qual são organizados, todos os anos, concursos nacionais destinados a seleccionar um “destino turístico de excelência” em cada um dos países participantes. Através desta selecção de destinos, o projecto EDEN dá destaque aos valores, à diversidade e às características comuns dos destinos turísticos europeus, contribuindo, deste modo, para aumentar a visibilidade dos destinos europeus emergentes, para estabelecer uma plataforma destinada à partilha de boas práticas na Europa e para promover a constituição de ligações em rede dos destinos premiados.

Este concurso europeu, destinado a promover a excelência em matéria de turismo, desenvolve-se em torno de um tema anual, escolhido, em conjunto, pela Comissão e pelas mais importantes organizações nacionais de turismo. O tema funciona como um leitmotiv: até à data, os principais temas do EDEN foram o turismo rural, o património imaterial e as áreas protegidas.

A característica chave dos destinos seleccionados é o seu empenho em relação a uma viabilidade social, cultural e ambiental. Os vencedores do prémio são destinos europeus emergentes e pouco conhecidos, situados num dos Estados-Membros ou num país candidato. O projecto EDEN contribui para difundir, na União, as práticas sustentáveis que são aplicadas a nível dos destinos escolhidos e, igualmente, para transformar esses sítios em locais turísticos frequentados ao longo de todo o ano. O processo visa contribuir, deste modo, para descongestionar os destinos turísticos demasiado concorridos.

O desenvolvimento deste projecto beneficia do apoio da Comissão Europeia, que o lançou, em 2006, e que continua a jogar um papel fundamental a nível da sua coordenação. É ela quem encoraja o diálogo entre as partes interessadas, co-financia os processos de selecção, organiza a cerimónia de entrega dos prémios (nos dois primeiros anos, no âmbito do Fórum Europeu do Turismo) e coordena toda a campanha de informação.

Para descobrir o EDEN, queira consultar os seguintes documentos.

Última atualização:23/05/2014 | Topo