Percurso de navegação

Ligações úteis

Esta página contém uma lista de ligações a sítios web relacionados com o turismo. Trata-se dos sítios web oficiais de todos os Ministérios do Turismo dos Estados-Membros e dos países da EFTA. Além disso, contém ligações para organismos nacionais de turismo, instituições europeias e organizações e associações internacionais e para outros sítios web relevantes da União Europeia.

 MINISTÉRIOS NACIONAIS DOS ESTADOS-MEMBROS

ÁustriaBélgica (Região de Bruxelas)Bélgica (Flandres)
Bélgica (Comunidade Germânica)Bélgica (Valónia)Bulgária
ChipreRepública ChecaDinamarca
EstóniaFrançaFinlândia
AlemanhaGréciaHungria
IrlandaItáliaLetónia
LituâniaLuxemburgoMalta
Países BaixosPolóniaPortugal
RoméniaRepública EslovacaEslovénia
EspanhaSuéciaReino Unido

 EEA/EFTA

IslândiaNoruegaListenstaineSuíça

 ORGANISMOS NACIONAIS DE TURISMO

Através do sítio web da Comissão Europeia do Turismo

 INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

Parlamento Europeu:Conselho da UEComité Económico e Social Europeu
- Comissão dos Transportes e do TurismoComité das RegiõesEUROSTAT
- Registo de documentos  

 ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

Conselho da EuropaOCDEPNUMA/UNEP
UNESCOOrganização Mundial do Turismo 

 ASSOCIAÇÕES EUROPEIAS E INTERNACIONAIS

ACI - Conselho Internacional de Aeroportos

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) é a única associação profissional de operadores aeroportuários a nível mundial.

ARE - Assembleia das Regiões da Europa

A ARE dá voz aos interesses de mais de 250 regiões de 32 países. Próximas dos cidadãos, as regiões estão aptas a implementar políticas sustentáveis capazes de desenvolver económica, social e ambientalmente as suas comunidades. O turismo tornou-se uma importante ferramenta de valorização das iniciativas locais e de promoção do desenvolvimento ecológico e daí o grande empenho da ARE em ajudar os seus membros a desenvolverem práticas de turismo sustentáveis.    

AEA -Associação das Companhias Aéreas Europeias

A Associação das Companhias Aéreas Europeias (AEA) reúne 31 grandes companhias de navegação aérea e é, desde há mais de 50 anos, o interlocutor privilegiado da indústria europeia do transporte aéreo.    

BEUCSecretariado Europeu das Uniões de Consumidores  

Federação de 40 organizações de consumidores nacionais e independentes na Europa.

BITS -Secretariado Internacional do Turismo Social

O BITS é uma organização mundial de turismo social que conta com mais de 145 organizações membros em cerca de 40 países diferentes.  

CECTA - Associação de Viagens dos Países da Europa Central

Esta associação, situada no seio da nova Europa, reúne os interesses colectivos da Áustria, da República Checa, da Alemanha, da Hungria, da Eslováquia e da Polónia e a indústria de viagens que presta os seus serviços nesses países.

ATLAS - Associação Europeia para a Educação nas áreas do Turismo e Lazer

A ATLAS proporciona um fórum destinado a promover o intercâmbio de trabalhadores e de estudantes, a investigação transnacional e o desenvolvimento curricular e profissional. Actualmente, a Atlas conta com membros em mais de 70 países.

EFCT - Federação Europeia das Cidades de Conferências

A Federação Europeia das Cidades de Conferências constitui a única fonte de informação rápida, fiável e independente que permite escolher um destino entre os 90 que são propostos em 30 países europeus!

EuroART - European Federation of Artists' Colonies

As denominadas aldeias de artistas, oferecem a possibilidade de descobrir regiões, situadas longe das grandes metrópoles, que constituem um conjunto único de arte, cultura, tradições populares e paisagens rurais – e tudo isso em nome do turismo cultural!

ENAT - Rede Europeia para o Turismo Acessível

A ENAT é uma rede europeia composta por mais de 180 organizações membros, direccionada para a promoção e o desenvolvimento de destinos, produtos e serviços turísticos acessíveis a turistas de todas as idades e capacidades.

ERA - Associação Europeia de Linhas Aéreas Regionais  

A ERA tem-se desenvolvido e representa, actualmente, mais de 220 companhias. É o único organismo que representa, na Europa, os interesses da indústria do transporte aéreo intra-europeu.

ETAG - European Travel & Tourism Action Group

Grupo cujos objectivos são identificar e promover os interesses comuns a nível do desenvolvimento do turismo, ligando entre si os diferentes sectores em presença, a fim de encorajar uma ligação técnica e uma cooperação eficazes entre os governos, as agências nacionais de turismo e os interesses dos operadores turísticos dos sectores público e privado.  

ETOA - Associação Europeia de Operadores Turísticos

Associação comercial pan-europeia das empresas europeias de turismo e que conta com mais de 400 membros.

ITTFA - Associação Internacional de Feiras de Turismo

Associação que reúne algumas das melhores exposições turísticas mundiais.

EUFED -Federação Europeia das Associações de Pousadas de Juventude

A EUFED é a federação que representa, a nível comunitário, os interesses das Associações Nacionais de Pousadas de Juventude da Europa, assim como os jovens que permanecem nessas pousadas.

EURADA - Associação Europeia de Agências de Desenvolvimento

EURADA é uma organização sem fins lucrativos que visa a promoção do desenvolvimento económico regional através do diálogo com os serviços da Comissão Europeia, o intercâmbio de boas práticas e a cooperação transnacional entre os seus membros e a promoção do conceito de agência regional de desenvolvimento. A organização conta com cerca de 150 agências de desenvolvimento espalhadas por 25 países, tanto da União Europeia como da Europa Central e da Europa de Leste.  

Eurocâmaras

A Associação Europeia das Câmaras de Comércio e Indústria, que representa 44 associações nacionais de câmaras de comércio e indústria, constitui uma rede europeia de 200 câmaras regionais e locais que reúne mais de 18 milhões de empresas membros na Europa.

EuroComércio

O EuroComércio representa o comércio europeu internacional, tanto por grosso como a retalho, e inclui mais de 100 membros, nomeadamente federações comerciais de 28 países europeus, associações europeias e nacionais representativas de sectores específicos do comércio e ainda empresas individuais.

EUROGITES

Federação Europeia de Turismo Rural.

ECHOR - European Castle Hotels and Restaurants

Promoção do turismo em castelos.

EUTO -EU Tourist Officers

A EUTO é uma organização que incentiva a criação de redes transnacionais de quadros médios e superiores europeus que trabalhem, principalmente, para a promoção e o desenvolvimento do turismo.    

UEAPME -Associação Europeia do Artesanato e das Pequenas e Médias Empresas

É uma organização patronal sem fins lucrativos e não partidária que representa, a nível da UE, os interesses do artesanato e das PME.   

European Cities Tourism

Importante rede de turismo profissional que promove e liga entre si os interesses turísticos das cidades europeias. A rede liga mais de 150 grandes cidades de 30 países diferentes.

HOTREC - Associação Europeia de Hotéis, Restaurantes e Cafés  

A HOTREC representa os hotéis, restaurantes e cafés da União Europeia

IAAPA - International Association Amusement Parks & Attractions 

Associação sem fins lucrativos que trabalha nos bastidores para ajudar os proprietários de parques de atracções a gerir os seus negócios sem problemas e de forma rentável. 

IACA -Associação Internacional dos Transportadores Aéreos  

A IACA representa 39 companhias de transporte aéreo que contam com mais de 850 aparelhos dotados de tecnologias de ponta e respeitadores do ambiente e que dão emprego directo a mais de 50 000 pessoas.

IATA - Associação Internacional do Transporte Aéreo  

É o principal vector de cooperação entre as companhias de transporte aéreo para a promoção de serviços aéreos seguros, fiáveis e económicos. Actualmente, conta com mais de 270 membros em mais de 140 países do mundo inteiro.

²

IATAN - International Airlines Travel Agents Network

A IATAN constitui uma ligação essencial entre, por um lado, os fornecedores e, por outro, a rede de distribuição de viagens dos Estados Unidos.

IATM - International Association of Tour Managers 

Associação Profissional de Agentes de Viagens experientes (membros activos), fundada há mais de 40 anos e que conta com membros em todas as partes do mundo.

ICC - Câmaras de Comércio Internacionais

A ICC (Câmara de Comércio Internacional) é a voz das empresas a nível mundial. Defende a globalização da economia como motor de crescimento económico, de criação de emprego e de prosperidade.

ICCL - Conselho Internacional das Linhas de Cruzeiro

A missão do Conselho Internacional das Linhas de Cruzeiro (ICCL) é participar no processo de elaboração da regulamentação e das estratégias políticas e de promover todas as medidas que visem reforçar a segurança e a qualidade a bordo dos cruzeiros.

ICOMOS -International Council of Monuments and Sites

ICOMOS é uma organização internacional e não governamental de profissionais que se dedicam à conservação dos monumentos e dos sítios históricos no mundo.

IFITT - International Federation for IT and Travel & Tourism

A International Federation for IT and Travel & Tourism (IFITT) tem por objectivo fomentar o debate, à escala internacional, sobre a utilização das tecnologias da informação no domínio do turismo.

IHRA - International Hotel & Restaurants Association

Associação empresarial que representa a indústria hoteleira a nível mundial

IRU - União Internacional dos Transportes Rodoviários  

A IRU dá voz a toda a indústria dos transportes rodoviários através das suas organizações nacionais repartidas pelos cinco continentes. A União presta assistência aos operadores de autocarros, camionetas, táxis e camiões do mundo inteiro e permite-lhes manterem-se informados acerca das novidades com incidência no sector das suas empresas.

ITF - Federação Internacional dos Trabalhadores de Transportes  

A ITF conta com 624 sindicatos membros, que representam 4 500 000 trabalhadores do transporte de 142 países. A ITF é uma das numerosas federações sindicais internacionais que fazem parte da Confederação Internacional dos Sindicatos Livres (CISL).

 

IUF - União Internacional de Trabalhadores da Alimentação, Agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Tabacos e Afins  

Actualmente, a IUF conta com 336 sindicatos de 120 países diferentes e que representam mais de 12 milhões de trabalhadores. A sua sede encontra-se em Genebra, na Suíça.

CABI -Leisure tourism

A base de dados “Leisure tourism” proporciona um acesso rápido à pesquisa de informações relativas às actividades de recreação e lazer, ao turismo e à hotelaria. O sítio dispõe de informações que reflectem os últimos avanços em matéria de investigação em áreas chave da indústria oferecendo, assim, uma verdadeira dimensão de pesquisa no que diz respeito ao seu conteúdo. 

OTE -Organização para o Time-Sharing na Europa

A OTE é uma organização que conta com mais de 130 membros directos em todos os sectores da indústria europeia, incluindo promotores de complexos turísticos, agências de câmbio, empresas de gestão e de marketing, “trusts”, organismos de financiamento e empresas de revenda.

ECTAA - Confederação Europeia das Associações de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos

O grupo das associações nacionais de agentes de viagens e operadores turísticos da UE é uma organização internacional sem fins lucrativos, regida pela lei belga e sedeada em Bruxelas. Representa os interesses de mais de 120 000 agências de viagens e operadores turísticos que propõem viagens, tanto para o estrangeiro, como a partir do estrangeiro.

UNI - Union Network International

Organização regional e mundial de sindicatos numa economia de serviços mundializada.

UNI EUROPA - Union Network International

Com sete milhões de membros na Europa, a UNI-Europa é uma importante protagonista na cena sindical europeia.

WATA - Associação Mundial das Agências de Viagens  

Rede mundial de peritos do sector das viagens. A WATA é, essencialmente, uma associação sem fins lucrativos regida pela lei suíça.

WTTC - Conselho Mundial de Viagens e Turismo

A WTTC é um fórum para os líderes de empresas internacionais, incluindo os presidentes, os directores e os presidentes directores-gerais das 100 maiores empresas do mundo. Trata-se do único organismo que representa, a nível mundial, o sector privado em todos os sectores da indústria de viagens e de turismo.

Última atualização:27/10/2014 | Topo