Percurso de navegação

Como participar

Como participare

Todos os anos, a Comissão Europeia lança um convite à apresentação de propostas a fim de incitar as entidades públicas nacionais responsáveis pelo turismo nos Estados-Membros (em regra geral, os ministérios públicos ou outros organismos que exercem as mesmas funções), a participarem no projecto e a organizarem uma selecção a nível nacional. Os países candidatos também podem participar, mas não recebem ajudas financeiras. No entanto, poderão beneficiar, a nível do EDEN, das mesmas condições e das mesmas actividades promocionais que os Estados-Membros.

Todos os países que participam no projecto devem gerir, durante o primeiro semestre do ano, os seus próprios processos de selecção. Em primeiro lugar, devem organizar uma campanha de informação destinada aos candidatos potenciais ao concurso. Em seguida, procedem à selecção do destino vencedor, com base numa série de critérios estabelecidos tanto a nível nacional, como a nível comunitário. Geralmente, a Comissão publica, antes do Verão, os nomes dos vencedores.

A Cerimónia Europeia de Entrega dos Prémios é organizada pela Comissão Europeia e tem lugar durante o último semestre do ano.

Se tem a seu cargo um destino que, no seu entender, merece ser reconhecido como de excelência, não hesite em contactar o responsável pelos projectos English (en) a nível da administração do seu país. A lista de contactos para o próximo concurso já se encontra disponível.

Pode igualmente inspirar-se nos exemplos de projectos apresentados por países que já participaram no concurso e para os quais também se tratava de uma primeira experiência. Isso permitir-lhe-á, entre outros, familiarizar-se com o processo de selecção e com as actividades de promoção (consultar a página consagrada à implementação de projectos). Os textos e o guia do candidato à apresentação de propostas, relativos a anteriores concursos, também foram publicados e podem dar-lhe uma melhor ideia do que já foi feito no passado.

O convite à apresentação de propostas lançado pela Comissão Europeia destina-se, unicamente, às administrações públicas. Se representa um destino local e deseja concorrer ao título de destino EDEN, então deve participar no concurso nacional.

Última atualização:08/03/2011 | Topo