Percurso de navegação

2011 – Turismo e Regeneração de sítios físicos

A Comissão, juntamente com os Estados-Membros e os Países Candidatos, elegeu o tema de excelência para 2011: “Turismo e Regeneração de locais físicos”.

O desafio de 2011 premiou os destinos que regeneraram um local físico do seu património local e o converteram numa atracção turística para ser utilizado como catalisador de uma regeneração local mais abrangente.

O convite de apresentação de propostas foi lançado pela Comissão em Março de 2011. Por conseguinte, os países participantes elegeram os destinos vencedores entre os destinos candidatos e os vencedores foram premiados oficialmente em Bruxelas, em 27 de Setembro de 2011.

Cada destino galardoado respeitou os seguintes critérios:

  • ser ”não convencional” (a densidade dos visitantes varia entre “baixa” e “muito baixa”, em comparação com a média nacional)
  • gerir a sua própria oferta turística, de modo a garantir a sustentabilidade social, cultural e ambiental
  • ser gerido por uma parceria entre as entidades públicas responsáveis pelo destino e todos aqueles envolvidos no turismo, dentro e fora da zona (por exemplo, os prestadores de serviços turísticos, as comunidades locais). As parcerias público-privadas são autorizadas.

Os destinos vencedores foram galardoados com o prémio “Destino Europeu de Excelência 2011 para a Regeneração de Locais Físicos”.

Os nomes a contactar dos Responsáveis Nacionais pelo Projecto que geriram o concurso nos diferentes países estão disponíveis em Responsáveis pelo Projecto English (en) .

De modo a saber mais sobre o convite de apresentação e o projecto, pode consultar o nosso convite de apresentação de propostas publicado na página DG Empresas e Indústria.

 

Última atualização:19/06/2013 | Topo