Percurso de navegação

2010 – Turismo aquático

A Comissão, os Estados-Membros e os países candidatos seleccionaram um tema de excelência para 2010: “O Turismo Aquático”. Os destinos vencedores serão recompensados com a designação de “ Destino EDEN, escolhido pela sua oferta de turismo aquático sustentável”.

Este ano, o concurso contempla os destinos turísticos situados à beira-mar ou nas margens de lagos ou de rios e que promovem abordagens inovadoras em relação às suas ofertas turísticas aquáticas, de modo a desenvolverem um ambiente de melhor qualidade, de reagir aos problemas ligados às questões sazonais e de reequilibrar os fluxos turísticos provenientes de destinos turísticos mais famosos e mais concorridos.

O convite à apresentação de propostas será lançado pela Comissão, em Fevereiro, e as propostas deverão ser enviadas até meados de Abril. Os países participantes deverão, até Maio de 2010, escolher um destino vencedor entre os destinos candidatos. Os vencedores receberão os seus prémios no decurso de uma cerimónia oficial, no Outono de 2010.

Os destinos candidatos devem respeitar os seguintes critérios gerais:

  1. ser “não tradicional” (a densidade dos seus visitantes vai de “baixa” a “muito baixa” em relação à média nacional).
  2. ser considerado como destino turístico situado à beira-mar, ou nas margens de lagos ou de rios, pela regulamentação nacional ou regional do país em questão.
  3. gerir a sua própria oferta turística, de modo a assegurar a sustentabilidade social, cultural e ambiental, encarando-a como uma parceria entre as entidades responsáveis pela gestão do destino em questão e todos aqueles implicados na organização do turismo dessa região ou das regiões vizinhas (por ex. provedores de serviços turísticos ou comunidades locais).

Critérios mais específicos serão estabelecidos, a nível dos países candidatos, a fim de ter em conta as características próprias dos destinos propostos.

Os dados de contacto dos organizadores nacionais , encarregados de gerir as candidaturas nos diferentes países, estarão disponíveis nesta página, no mês de Junho.

Para ter uma ideia mais clara sobre este novo projecto, pode consultar o nosso convite à proposição de candidaturas, publicado no sítio web da DG das Empresas e Indústria.

 

 


Austria
Croatia

Germany

Ireland

Czech Republic

Malta

Slovenia
Slovenija
Italy (EDEN website)  
(National Observatory for Tourism)
Última atualização:04/04/2012 | Topo