Percurso de navegação

2009 – Turismo e as áreas protegidas

A nova edição dos prémios EDEN centra-se na promoção do turismo sustentável em áreas protegidas. Os destinos elegíveis são áreas protegidas e/ou zonas limítrofes de áreas protegidas, onde se desenvolveu um turismo economicamente viável que tira partido da área protegida e que respeita, ao mesmo tempo, a protecção do ambiente e as necessidades da população local e dos turistas.

No passado mês de Março, a Comissão lançou um convite à apresentação de propostas e 22 países já responderam. Até Maio de 2009, os países devem seleccionar, entre todos os destinos candidatos, um destino vencedor. Os candidatos devem respeitar os seguintes critérios:

  1. ser “não tradicional” (a densidade dos seus visitantes vai de “baixa” a “muito baixa” em relação à média nacional).
  2. estar situado numa zona que faz parte da Rede Natura 2000, ou ter o estatuto de “área protegida,” em conformidade com a legislação nacional ou regional do país em questão.
  3. gerir a sua própria oferta turística, de modo a assegurar a sustentabilidade social, cultural e ambiental, encarando-a como uma parceria entre as entidades responsáveis pela área protegida e todos aqueles implicados na organização do turismo dessa área ou das áreas circundantes (por ex. provedores de serviços turísticos ou comunidades locais).

Critérios mais específicos serão estabelecidos, a nível dos países candidatos, a fim de ter em conta as características próprias dos destinos propostos.

Os nomes dos vencedores serão revelados no Outono de 2009 e um prémio ser-lhes-á atribuído oficialmente.

Os países participantes criaram sítios web nacionais para a promoção do projecto EDEN.


Cyprus  

 

Última atualização:27/10/2014 | Topo