Percurso de navegação

Turismo

Iniciativa «50 000 turistas»

Experiência «50 000 turistas»

A Comissão colabora com os governos, o setor do turismo e as companhias aéreas para desenvolver fluxos turísticos entre a UE e o resto do mundo, aproveitando a capacidade disponível das companhias aéreas e do setor hoteleiro durante a época baixa.

Na fase piloto, a iniciativa privilegiará as viagens entre a UE e a Argentina, o Brasil e o Chile:

  • viagens de 25 000 argentinos, brasileiros e chilenos para a UE (de outubro de 2012 a março de 2013)
  • viagens de 25 000 cidadãos europeus para a Argentina, o Brasil e o Chile (de maio a outubro de 2013).

No futuro, a iniciativa poderá ser alargada a outros países, tanto na Europa como no resto do mundo.

Podem participar inicialmente os residentes de qualquer país da UE e da Argentina, Brasil e Chile. A viagem deve ser justificada por laços familiares, educativos ou culturais ou por um interesse no turismo gastronómico ou religioso.

As condições específicas para participação na iniciativa serão determinadas pelos países e pelas companhias aéreas.

Exemplos

Espanha

  • Serão facilitadas as viagens a Espanha de residentes na Argentina, no Brasil e no Chile com mais de 60 anos e dupla nacionalidade e as viagens à Argentina, ao Brasil e ao Chile de residentes em Espanha com mais de 60 anos que viajem acompanhados do cônjuge e/ou dos filhos que sejam naturais de um desses três países.
  • A companhia aérea espanhola Iberia transportará passageiros para 35 destinos em Espanha e 36 destinos no resto da Europa procedentes das seguintes cidades da América do Sul:
    • Argentina: Buenos Aires e Córdoba
    • Brasil: Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo
    • Chile: Santiago

Itália

  • A Itália dá a máxima visibilidade possível a esta iniciativa, através de uma estratégia de comunicação seletiva, em colaboração com a Agência Nacional de Turismo (ENIT), a companhia aérea Alitalia, as associações nacionais de operadores turísticos e agências de viagens e, eventualmente, as associações de turismo social.
  • A Alitalia fará voos diretos regulares entre Roma e Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro, com ligações subsequentes para os principais destinos em Itália e na Europa a partir da capital italiana.

Lituânia

  • Poderão participar os emigrantes lituanos e os membros das suas famílias, os estudantes de turismo, história, teologia, gastronomia, arquitetura e/ou cultura, os proprietários ou empregados de restaurantes (e seus familiares), que cooperam com parceiros lituanos e os cidadãos com mais de 60 anos.
  • Entre os parceiros, figuram os membros da associação de turismo da Lituânia, os operadores turísticos «Baltic Travel Service», «Baltic Travel Group» e «Senamiescio gidas», a associação nacional de empresas de turismo e os membros da associação lituana do setor de hotelaria e restauração.

Iniciativa «50 000 turistas»: Memorando de Entendimento pdf - 21 KB [21 KB] Deutsch (de) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) lietuvių kalba (lt) română (ro) slovenčina (sk)

Iniciativa «50 000 turistas»: países e organizações participantes

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página