Percurso de navegação

Turismo

Iniciativa «50 000 turistas»

50.000 Tourists experience

A Comissão Europeia está a colaborar com os governos europeus, o setor do turismo e as companhias aéreas para incrementar os fluxos turísticos entre a América do Sul e a União Europeia através da utilização da capacidade disponível das companhias aéreas e do setor hoteleiro durante a época baixa.

A fase piloto do projeto tem por objetivo incentivar:

  • 25 000 sul-americanos a viajarem para a Europa entre outubro de 2012 e março de 2013,
  • 25 000 europeus a viajarem para a América do Sul entre maio e outubro de 2013.

No futuro, a iniciativa poderá ser alargada a outros países, tanto na Europa como resto do mundo.

As candidaturas estão abertas a residentes de todos os países da UE, bem como da Argentina, do Brasil e do Chile que pretendam viajar por razões familiares, pedagógicas, culturais ou religiosas ou ainda atraídos pela gastronomia.

As condições de acesso a este programa são definidas pelos países e companhias aéreas participantes.

Por exemplo:

Espanha

  • A Espanha tenciona facilitar as viagens turísticas de residentes na Argentina, Brasil ou Chile que tenham mais de 60 anos e dupla nacionalidade, bem como de espanhóis residentes na Argentina, no Brasil ou no Chile que tenham mais de 60 anos e viajem na companhia do cônjuge (argentino, brasileiro ou chileno) e/ou de um ou mais filhos.
  • A Iberia colaborará com o governo espanhol neste projeto. Os passageiros provenientes:
    • de Buenos Aires e Córdoba (Argentina),
    • de Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil),
    • de Santiago do Chile
    poderão viajar de avião de Madrid para outros 35 destinos espanhóis e 36 cidades no resto da Europa com a transportadora espanhola.

Itália

  • A Itália procurará dar visibilidade máxima a esta iniciativa, em colaboração com a Agência Nacional de Turismo (ENIT), a companhia aérea nacional Alitalia, as associações de operadores turísticos e as agências de viagens e, eventualmente, com as associações de turismo social, através de uma estratégia de comunicação dirigida a grupos específicos.
  • A Alitalia, companhia aérea nacional, ligará Roma a Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro com voos diretos regulares e ligações para os principais destinos italianos e europeus.

Lituânia

  • O contributo da Lituânia será dirigido aos emigrantes lituanos e seus familiares, aos estudantes das áreas de turismo, história, teologia, gastronomia, arquitetura e/ou cultura, aos proprietários ou empregados de restaurantes, e respetivos familiares, que cooperam com parceiros lituanos, bem como às pessoas com mais de 60 anos.
  • Os parceiros do governo lituano são os membros da Associação Nacional de Empresas de Turismo, a Associação de Turismo da Lituânia, os operadores turísticos "Baltic Travel Service", "Baltic Travel Group", "Delta Tours" e «Senamiesèio gidas» e os membros da Associação Lituana de Hotéis e Restaurantes.

«50 000 turistas» - Memorando de Entendimento

«50 000 turistas» - Todos os parceiros participantes na iniciativa English (en)

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página