Percurso de navegação

Equipamentos de rádio e terminais de telecomunicações

Un cargador para todos - A história

One charger for all logo © European Union 2008-2011

Estima-se que sejam utilizados 500 milhões de telemóveis nos 27 Estados Membros da UE. Este número aumenta todos os dias e os consumidores confrontam-se com um impressionante número de marcas e modelos quando pretendem comprar um novo telemóvel.

Muitas vezes, os carregadores que utilizamos com os nossos telemóveis diferem em função da marca e do modelo, havendo actualmente 30 tipos diferentes de carregadores no mercado.

Quantas pessoas já tiveram de pedir um carregador emprestado a um amigo ou colega que possui o mesmo modelo de telemóvel porque se esqueceram do seu carregador e ficaram sem bateria no telemóvel? Além do grande incómodo causado, o facto de existir uma enorme diversidade de carregadores levanta também problemas a nível ambiental.

O problema é que, sempre que trocamos de telemóvel, adquirimos normalmente um novo carregador, o que origina uma enorme quantidade de resíduos electrónicos desnecessários. Quase todas as famílias possuem uma colecção de carregadores antigos, o que gera actualmente mais de 51 000 toneladas de resíduos electrónicos por ano na UE.

Ciente de que esta situação constitui um problema grave que afecta tanto os consumidores como o ambiente, a Comissão Europeia lançou, em Março de 2009, um ultimato à indústria dos telemóveis para que adoptassem de forma voluntária normas de fabrico comuns para os carregadores ou se submetessem à legislação comunitária de cumprimento obrigatório.

Em Junho de 2009, os maiores fabricantes europeus de telemóveis concordaram em adoptar um carregador universal para todos os telemóveis com entrada para transferência de dados vendidos na UE. Foi celebrado um Memorando de Acordo, assinado até à data por 14 fabricantes pdf - 6 KB [6 KB] English (en) – no qual a indústria se compromete a garantir a compatibilidade dos carregadores com os diferentes telemóveis através da utilização de um conector Micro-USB.

Durante os primeiros meses de 2011, os consumidores europeus poderão adquirir um carregador compatível com todos os telemóveis munidos de entrada para transferência de dados, incluindo smartphones, vendidos nos 27 Estados Membros da UE.

Assim, quando nos esquecermos do carregador, poderemos em breve carregar o nosso telemóvel utilizando o novo carregador comum. Além disso, nos casos em que os carregadores são vendidos em separado, deixará de ser necessário comprar um novo carregador sempre que comprarmos um novo telemóvel.

A redução do número de carregadores no mercado que são vendidos desnecessariamente terá ainda um efeito positivo sobre o ambiente, na medida em que acarretará uma redução significativa dos resíduos electrónicos nos próximos anos.

São boas notícias para os consumidores e para o ambiente.

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página