Este sítio foi arquivado em 02/02/2015
02/02/2015

Percurso de navegação

This website is no longer being updated.

Please visit the new Internal Market, Industry, Entrepreneurship and SMEs website.

Equipamentos de rádio e terminais de telecomunicações

Un cargador para todos - Aspectos técnicos

One charger for all logo © European Union 2008-2011

A solução adoptada para o carregador comum assenta na tecnologia Micro-USB para conectores

O Memorando de Acordo (MA) abrange os telemóveis que permitem transferência de dados, isto é, os telemóveis que podem ser ligados a um computador para transferir imagens, ficheiros, música, etc.

Os fabricantes signatários do MA definiram no Anexo II ao MA Englishas especificações técnicas da harmonização dos carregadores para telemóveis. Será com base nestas especificações que os Organismos de Normalização Europeus elaborarão normas para assegurar a compatibilidade e funcionamento seguro do carregador comum.

A norma elaborada pelo Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSIEnglish)contempla os riscos de segurança e as emissões electromagnéticas e visa assegurar a protecção dos carregadores comuns contra interferências externas. A norma sobre interoperabilidade elaborada pelo Comité Europeu de Normalização Electrotécnica (CENEnglish- CENELECEnglish) contempla a interoperabilidade, ou seja, a compatibilidade do carregador comum com telemóveis com entrada para transferência de dados de diferentes marcas. A Comissão Electrotécnica Internacional (IECEnglish) poderá adoptar em breve a norma do CENELEC sobre os requisitos de interoperabilidade aplicáveis aos carregadores externos comuns (EPS) como norma internacional.

Esta nova geração de carregadores só poderá ser introduzida no mercado depois de as novas normas europeias serem adoptadas e publicadas (EN 301489-34English- EN 62684English ). Só depois desta fase é que a indústria poderá produzir a nova geração de carregadores comuns.

Espera-se que os fabricantes consigam lançar o novo carregador com entrada Micro-USB no mercado no início de 2011. Este dispositivo não deverá, todavia, estar à venda nas lojas antes da data de publicação das normas europeias revistas, porque a indústria necessita ainda de adaptar os seus carregadores de modo a cumprir os novos requisitos estabelecidos pelas normas.

Importa salientar que apenas os carregadores que cumpram as novas normas europeias acima mencionadas serão considerados carregadores comuns que asseguram o funcionamento seguro com todos os tipos de telemóveis com entrada para transferência de dados.

Para saber se um modelo de telemóvel com entrada Micro-USB já existente é compatível com o novo carregador comum, deverá contactar o respectivo fabricante.

3 types of USB plugs

Different types of USB plugs: left Micro-USB, middle Mini-USB, right Standard.
(© Popova Olga)

 

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página