Percurso de navegação

Equipamentos de rádio e terminais de telecomunicações

Un cargador para todos - Ajude o ambiente

One charger for all logo © European Union 2008-2011

Carregadores de telemóveis incompatíveis: um desperdício desnecessário de recursos

Todos os anos, são vendidos mais de 185 milhões de telemóveis na UE, dos quais mais de 50 por cento são telemóveis de substituição. Uma vez que os novos telemóveis vêm com novos carregadores ou são incompatíveis com os carregadores antigos, estima se que 50 000 toneladas de carregadores se tornem redundantes todos os anos. Estima-se ainda que existam, em toda a Europa, mais de mil milhões de carregadores não utilizados, guardados num armário ou numa gaveta.

A harmonização dos carregadores deverá trazer benefícios consideráveis para o ambiente. Ao reduzir o número de carregadores vendidos desnecessariamente, será também reduzido o volume de resíduos electrónicos produzidos. Espera-se também que os carregadores comuns sejam mais eficientes do ponto de vista energético, cumprindo as mais recentes normas europeias harmonizadas e reduzindo, deste modo, o consumo de energia.

Que destino será dado a todos os carregadores antigos?

A Directiva relativa aos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEEEnglish), que promove a recolha e reciclagem de equipamentos electrónicos (Directiva 2002/96/CE), entrou em vigor em Fevereiro de 2003 e prevê a criação de sistemas de recolha que permitam aos consumidores depositarem sem encargos em locais apropriados os seus resíduos electrónicos. Todavia, apenas um terço dos resíduos eléctricos e electrónicos produzidos em toda a União Europeia é sujeito a um tratamento apropriado.

Por este motivo, em Dezembro de 2008, a Comissão Europeia propôs uma revisão da Directiva relativa aos equipamentos eléctricos e electrónicos, no sentido de aumentar a percentagem de reutilização e reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos para 65 % do peso médio por aparelho.

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página