Este sítio foi arquivado em 02/02/2015
02/02/2015

Percurso de navegação

This website is no longer being updated.

Please visit the new Internal Market, Industry, Entrepreneurship and SMEs website.

Engenharia mecânica

A engenharia mecânica representa um dos maiores sectores industriais na União Europeia, em termos de número de empresas (cerca de 169 000, que são sobretudo PMEs), emprego (3,3 milhões de pessoas), produção e criação de valor acrescentado.

Com 36% do mercado mundial, a Europa é o maior produtor e exportador mundial de máquinas. A competitividade da indústria baseia-se, nomeadamente, em produtos inovadores excelentes, em conhecimentos e competências e na capacidade de corresponder às necessidades dos clientes.

A engenharia mecânica é um sector muito amplo e diversificado. Abrange sobretudo máquinas e equipamentos, máquinas para a produção e utilização de energia mecânica, excepto motores para aeronaves, automóveis e motociclos, maquinaria agrícola e florestal, máquinas-ferramentas e outras máquinas e equipamentos para uso específico.

A Comissão Europeia promove a competitividade global e sustentável da engenharia mecânica, analisando as características e os desafios enfrentados pelo sector e tomando as medidas necessárias.

Em foco

  • Directive 2006/42/EC on machinery English (en)
  • Equipment and protective systems for potentially explosive atmosphere - ATEX Deutsch (de)English (en)français (fr)
  • Machinery Deutsch (de)English (en)français (fr)
  • Directive 94/9/EC - Atex English (en)
  • Directive 94/9/EC: Guidelines English (en)

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página